16.10.2025 - 18:25h
Projeto Padaria Artesanal começou capacitações nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (16), o Projeto Padaria Artesanal começou a capacitação da primeira turma de empreendedores ou futuros empreendedores na área de panificação. A aula inicial foi sobre as técnicas da padaria artesanal para 22 participantes.
Realizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Projeto Padaria Artesanal faz parte do Programa Cidade Empreendedora. Até o fim de novembro, mais três turmas vão ser qualificadas. As inscrições já estão encerradas.
Apesar de ser aberta à população em geral, a atividade tem foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade social, público prioritário da ação. O curso tem 16 horas de duração – oito horas de aula prática sob responsabilidade do Senai, com ensino de técnicas da padaria artesanal, e oito horas de gestão, a cargo do Sebrae, com abordagens sobre empreendedorismo e estratégias de precificação.
“Espero que todos saiam daqui apaixonados por cozinha como eu. Eu gosto de ensinar. Meu olho brilha ao ver os alunos aprendendo”, ressalta a professora Amanda Silva, do Senai, responsável por ensinar as técnicas de produção de dez tipos de pães artesanais. A primeira turma tem aula nesta sexta-feira (17) também.
Estudante de nutrição, Ketlen dos Santos se inscreveu no projeto para aprimorar os conhecimentos em panificação ensinados pela avó e, no futuro, obter renda vendendo pães. “Minha avó faz muito pão em casa, para consumo nosso. Quero ajudar ela a fazer e colocar para vender também”, revelou a estudante.
Já empreendedora, Cláudia Albert está fazendo o curso para oferecer mais tipos de pães de hambúrguer aos clientes de seu estabelecimento delivery, que vende também pizza. “Fiz um curso anteriormente com o Senai, e faz três meses que produzo o pão. Hoje quero aprender a fazer outros tipos de pães”, comentou.
Entre os alunos do curso, estavam André Flores e Juliana Ferreira de Andrade, integrantes de uma associação no Bairro da Barra que promove esporte, cultura, lazer, ações sociais, entre outras atividades. “Hoje a gente está aqui para aprender a fazer pães e poder passar os conhecimentos para as pessoas que também venham a necessitar desses conhecimentos”, contou André.
O início do curso coincidiu com a data em que se comemora o Dia Mundial do Pão, 16 de outubro. “Hoje é um dia muito especial para Balneário Camboriú. Estamos lançando a primeira turma de padeiros artesanais formados pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, sob a liderança da Prefeita Juliana Pavan, em parceria com o Sebrae, o Senai, a Univali e o Grupo Koch. E justamente hoje celebramos o Dia Mundial do Pão, um alimento que simboliza tradição, trabalho e afeto. Nada mais significativo do que ver o nascimento deste projeto em um dia tão simbólico. O Projeto Padaria Artesanal é sobre oportunidade, inclusão e transformação. É sobre ensinar, empreender e acreditar no próprio potencial”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
As demais formações estão previstas para os períodos de 27 a 29 de outubro, 12 a 14 de novembro e 24 a 26 de novembro. As aulas ocorrem no térreo do Bloco 4 do Campus da Univali em Balneário Camboriú (5ª Avenida, 1100, no Bairro dos Municípios).
Cidade Empreendedora
Em 17 de junho de 2025, a Prefeitura de Balneário Camboriú aderiu ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. O programa está sendo desenvolvido em nove eixos estratégicos. Um dos eixos é a inclusão socioprodutiva, no qual está inserido o Projeto Padaria Artesanal. As ações do Cidade Empreendedora no município são coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com envolvimento direto da Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Compras, Secretaria de Turismo, Secretaria da Educação, Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e Fundação Cultural. Entidades empresariais e universidades são parceiras.
* A primeira turma tinha previsão de três dias também, com início em 15 de outubro. Com a alteração da data, os alunos farão o conteúdo do primeiro dia da formação com a turma seguinte.
Em anexo, sonora do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
(47) 3267-7022
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Marcos Brito
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS