01.10.2025 - 08:53h
Projeto Padaria Artesanal iniciou formação de agentes multiplicadores
Os primeiros agentes multiplicadores de conhecimentos sobre panificação foram formados durante a terça-feira (30), por meio do Projeto Padaria Artesanal. Cerca de 15 pessoas, a maioria estudantes de Gastronomia, participaram do curso de qualificação, cujas aulas foram realizadas no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú.
Os agentes formados estão aptos a ministrar cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, público prioritário da ação. O Projeto Padaria Artesanal faz parte do programa Cidade Empreendedora e é realizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Univali. O objetivo é promover o empreendedorismo, a inclusão produtiva, a formalização e a geração de emprego e renda, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
Na formação de terça-feira (30), com oito horas de duração, os agentes multiplicadores tiveram aula prática com produção de dez tipos de pães feitos artesanalmente. Entre as receitas ensinadas, estão pão de cenoura, beterraba, fubá com goiabada, mandioca, caseiro, entre outras. A qualificação foi ministrada pela professora Amanda Silva, do Senai.
“Os conhecimentos técnicos eles têm, meu propósito é ensinar eles a ensinar outras pessoas, passar para frente os conhecimentos”, disse a professora. Os participantes receberão certificado do Senai.
Estudante de Gastronomia, Larissa Porto está empolgada com o projeto. “A minha expectativa é muito boa para o curso porque, além de eu aprender as receitas, eu quero levar esse conhecimento para famílias que precisam mudar o futuro delas. Se eu puder fazer a diferença na vida de uma pessoa vai ser bem gratificante para mim”, contou Larissa, que é influenciadora digital.
Também estudante de Gastronomia, Olivier Ralph viu na qualificação uma oportunidade de ser um multiplicador e adquirir mais habilidades na cozinha. “Além de poder ajudar outras pessoas, com a formação vou crescer mais, melhorar o meu trabalho”, destacou Olivier.
Os multiplicadores deverão colocar o aprendizado em prática ainda neste mês, quando está prevista a abertura de turmas para o público-alvo do projeto.
Cidade Empreendedora
Em 17 de junho de 2025, a Prefeitura de Balneário Camboriú aderiu ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. O programa está sendo desenvolvido em nove eixos estratégicos. Um dos eixos é a inclusão socioprodutiva, no qual está inserido o Projeto Padaria Artesanal. As ações do Cidade Empreendedora no município são coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com envolvimento direto da Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Compras, Secretaria de Turismo, Secretaria da Educação, Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e Fundação Cultural. Entidades empresariais e universidades serão parceiras.
"Hoje foi dado um passo muito importante com o Projeto Padaria Artesanal, que nasce dentro do programa Cidade Empreendedora com um propósito muito claro: transformar conhecimento em oportunidade. A formação dos primeiros agentes multiplicadores não é apenas sobre aprender receitas, mas sim sobre levar dignidade, inclusão produtiva e novas perspectivas para famílias em situação de vulnerabilidade social", explicou o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
Em anexo, sonora do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
(47) 3267-7022
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Marcos Brito
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS