12.09.2025 - 15:38h
Projeto “Padaria Artesanal” vai capacitar multiplicadores de conhecimentos na área de panificação
Dentro das ações do programa Cidade Empreendedora, Balneário Camboriú vai capacitar pessoas interessadas em panificação para que elas compartilhem conhecimentos adquiridos. A qualificação integra o “Projeto Padaria Artesanal – Formação de Agentes Multiplicadores”.
A capacitação será dia 30 de setembro. Quem quiser participar do curso e virar multiplicador deve fazer inscrição pelo link https://forms.office.com/r/Mt44PrEwHe, até 26 de setembro.
O “Projeto Padaria Artesanal” é realizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O objetivo é promover o empreendedorismo, a inclusão produtiva, a formalização e a geração de emprego e renda, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
Com oito horas de duração, a capacitação ficará a cargo do Senai e incluirá teoria e prática com produção de dez tipos de pães artesanais. As atividades ocorrerão no Campus da Univali de Balneário Camboriú (5ª Avenida, 1100, Bairro dos Municípios), das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h. Os participantes estarão aptos a ministrar cursos posteriormente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, público-alvo da ação.
“Esse projeto representa muito mais do que uma capacitação em panificação. Ele abre portas para que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham a oportunidade concreta de transformar conhecimento em renda, ao mesmo tempo em que fortalece a inclusão produtiva e o empreendedorismo local. Nossa meta é formar uma rede de multiplicadores que leve esse aprendizado adiante, gerando impacto positivo em nossa cidade. Além disso, buscamos que esse modelo de capacitação possa ser replicado em outras áreas que apresentam carência de trabalhadores com qualificação”, diz o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
Em 17 de junho de 2025, a Prefeitura de Balneário Camboriú aderiu ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. O programa está sendo desenvolvido em nove eixos estratégicos. Um dos eixos é a inclusão socioprodutiva, no qual está inserido o “Projeto Padaria Artesanal”. As ações do Cidade Empreendedora no município são coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com envolvimento direto da Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Compras, Secretaria de Turismo, Secretaria da Educação, Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e Fundação Cultural. Entidades empresariais e universidades serão parceiras.
Capacitação para multiplicadores
Inscrições até dia 26 de setembro pelo link https://forms.office.com/r/Mt44PrEwHe
Duração total: oito horas
30 de setembro de 2025
das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h
30 vagas
Local: Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Campus Balneário Camboriú - 5ª Avenida, 1100 – Municípios, Balneário Camboriú
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
