10.05.2025 - 20:06h
Dia D registra mais de cinco mil atendimentos
Entre eles estão serviços básicos e especializados de saúde, odontológicos e aplicação de vacinas
Neste sábado (10), durante a realização de mais uma edição do Dia D em Balneário Camboriú, as unidades de saúde do município registraram um grande movimento. Ao todo, 2.909 atendimentos foram registrados nas unidades básicas e especializadas do município e no posto montado na Praça da Bíblia. Em relação aos serviços odontológicos, foram realizados 128 procedimentos nos postos; já no Centro de Especialidades foram 57 procedimentos registrados, além de sete pacientes atendidos no plantão de urgência. Na Farmácia anexa à UBS do Bairro dos Municípios foram registrados 110 atendimentos. Além disso, 410 vacinas de rotina foram aplicadas, além das 2.034 vacinas contra a gripe.
O número foi considerado muito positivo pela secretária de Saúde, Aline Leal. “Mais uma vez, a comunidade atendeu ao nosso chamado e aproveitou a oportunidade para cuidar de si. Isso é muito importante pois muitos destes pacientes não conseguem ir até as unidades durante a semana, devido ao trabalho”, ressaltou. Além disso, a secretária explica que o atendimento realizado uma vez ao mês durante o sábado contribui para diminuir as filas de espera nas unidades. “É uma força-tarefa muito importante, por isso a ação é realizada mensalmente”, defendeu.
Moradora do Bairro da Barra, Raquel Benigna, 33 anos, aproveitou o Dia D para ir até a unidade de saúde e fazer o preventivo. “Com a unidade aberta ao sábado fica mais fácil, pois podemos fazer a consulta com mais calma. É importante o Dia D pois facilita o acesso aos serviços de saúde à comunidade, principalmente para quem trabalha de segunda a sexta-feira, como eu”, afirmou.
A próxima edição do Dia D nas unidades de saúde está marcada para o dia 14 de junho.
Vacinação contra a gripe
Nesta edição, o Dia D teve como foco a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, quando 2.034 pessoas tomaram a vacina. Balneário Camboriú contabiliza então, até este sábado (10), 16.702 pessoas vacinadas contra a doença no município.
“Reforçamos que a vacina está disponível para todos os públicos, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A vacinação é a melhor forma de prevenção e também para evitar os casos mais graves da doença. Por isso, nossa orientação é que todos se imunizem”, alertou a secretária. Ela lembra que os casos de doenças respiratórias estão aumentando na região, o que reforça ainda mais a importância da vacinação.
Sabendo disso, a professora Dinalva Branco, 56 anos, tomou coragem para enfrentar o medo de agulhas e foi até uma unidade para tomar a vacina contra a gripe. “Tenho alguns colegas que já estão ficando gripados, então vim tomar a vacina como forma de prevenção. É melhor enfrentar o medo do que adoecer”, disse.
Fernando Luciano procurou a Unidade Básica de Saúde Central acompanhado de toda a família. Além dele, a esposa Viviane e os filhos Felipe, de 13 anos, e Sofia, de 10, tomaram a vacina. “Queríamos ter vindo antes, mas durante a semana é muito corrido por causa do trabalho. Então aproveitamos hoje que a unidade estava aberta para tomarmos a vacina”, contou. Ele explica que ouviu sobre a ação em uma rádio. “Refletimos então sobre o ato de se cuidar e viemos tomar a vacina. Sabemos que é importante se prevenir”, reforçou.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria da Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kassia Dalmagro
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





