15.04.2025 - 16:16h
Grupo "Colorindo Vidas" do CRAS Nação Cidadã desenvolve oficina de pintura
O grupo, composto por pessoas com deficiência e seus familiares, compartilha vivências em encontros realizados às segundas-feiras
Ação desenvolvida pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nação Cidadã, o grupo “Colorindo Vidas” é formado por pessoas com deficiência acompanhadas por familiares. Nos encontros, são realizadas oficinas de pintura e artesanato, onde fortalecem vínculos e trocam vivências.
O grupo se encontra todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, no CRAS Nação Cidadã, localizado na Rua Itália, nº 1059, no Bairro das Nações, anexo ao Centro de Convivência da Família.
Nos encontros, as famílias trabalham, principalmente, com a pintura em panos de pratos. Durante as oficinas, eles têm a oportunidade de conversar, socializar, além de fortalecer o elo com seus familiares.
Para o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, o serviço é essencial para promover troca de experiência entre os atendidos. “Essa é mais uma das ações desenvolvidas para pessoas atendidas pelo CRAS, com atividades que não só as aproximam ainda mais de suas famílias, mas também as ajudam na socialização com outras pessoas”, disse.
A diretora da divisão do SUAS, Candice Munhoz Cazorla, explica que o grupo é vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecido no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. “Importante destacar que este grupo, assim como os demais ofertados nos territórios do CRAS, busca complementar o Trabalho Social com Famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social”, destacou.
“É mais uma oportunidade que eles têm, tanto para se desenvolver, quanto para fortalecer laços de família, e principalmente evitar problemas maiores. A gente tem não só o trabalho manual, mas também a intervenção através do diálogo. A gente conversa e tenta ajudar a resolver questões”, complementou a coordenadora do CRAS Nação Cidadã, Silvana Jacobus
Os atendimentos do CRAS Nação Cidadã, compreendem os bairros Nações, Estados, Pioneiros, Ariribá, Praia dos Amores e Várzea do Ranchinho. As famílias moradoras do território que tiverem interesse em participar do grupo - e se enquadrem nos requisitos - ou de outras ações desenvolvidas no espaço podem procurar a unidade.
Sobre o grupo
Professora de artesanato e pintura do CRAS há uma década, Roseli Rosa trabalha com o grupo “Colorindo Vidas” há três anos. “Eles são uma turma muito bacana, a gente já se tornou uma família. É gratificante estar auxiliando e ajudando eles a realizarem o que gostam. É uma atividade que também é uma terapia para eles, que estão se desenvolvendo. É uma alegria se sentir útil e poder ajudá-los”, contou.
Marilda Terezinha Costa Valesco é uma das integrantes do grupo e acompanha a filha, Camila, nas atividades desenvolvidas. Através dos encontros, elas se aproximaram ainda mais, e criaram amizades que levaram para a vida. “Nos tornamos uma família. O nosso grupo é maravilhoso e espero que nunca acabe, porque ele é muito bom. A gente comemora aniversários, conversa sobre a família, nossos problemas e o dia a dia. Somos um grupo muito unido”.
Para Camila, participar da oficina de pintura com a mãe é algo divertido, onde pode explorar a arte ao lado dos amigos. “Eu adoro pintar. Hoje peguei carona com dois amigos que estão aqui, e estudo com um deles na APAE. Gosto muito daqui”, comentou.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





