26.03.2025 - 16:11h
Seminário realiza troca de experiências para fomentar a leitura e escrita na educação infantil
Educadores se reuniram na manhã desta quarta-feira (26), no Centro Educacional Municipal (CEM) Professor Armando Cesar Ghislandi, para o Seminário de Leitura e Escrita. O evento teve como foco capacitar professores na busca por estratégias que incentivem a leitura e estimulem o gosto pelos livros desde a infância.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito Nilson Probst, que destacou os desafios enfrentados na educação atual. "Nosso grande desafio hoje é o celular. As crianças não querem mais saber dos livros, preferem as telas. Vocês têm um papel fundamental em ajudar os pais a mudar essa realidade, despertando nas crianças a curiosidade pelo livro, para que elas queiram pegar, abrir e, principalmente, conquistar a capacidade de ler", afirmou.
Já a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, parabenizou os professores pelo trabalho e reforçou a importância da iniciativa. "As crianças são muito observadoras, percebem os gestos e a sensibilidade dos professores. Quero parabenizá-los por esse lindo projeto, que contribuirá muito para o desenvolvimento da leitura e da escrita na educação infantil. Vamos juntos fortalecer esse caminho desde os primeiros anos", destacou.
Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)
O seminário integra as ações do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que segue o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. O objetivo do compromisso é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de buscar recuperar as crianças afetadas pela pandemia.
Nesta primeira fase, o seminário promove o intercâmbio de boas práticas entre professores e especialistas da educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), contribuindo na elaboração de estratégias para despertar nas crianças o interesse pela leitura e, consequentemente, aprimorar a escrita.
Para a gestora do NEI Criança Esperança, Rosana Machado, o evento é uma oportunidade valiosa para fortalecer a cultura da leitura nas escolas. "Em um mundo onde as tecnologias atraem as crianças desde cedo, promover o contato com os livros deve fazer parte do trabalho docente. Participar desse seminário amplia as possibilidades para desenvolver esse projeto tão necessário", concluiu.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Yasmin Rocha
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS


