16.03.2025 - 12:47h
Atendimentos por telemedicina têm mais de 90% de aprovação
Pesquisa mostra que pacientes atendidos entre janeiro e meados de março ficaram satisfeitos com o atendimento on-line
O serviço de Telemedicina oferecido pela Prefeitura de Balneário Camboriú registrou um índice de mais de 90% de aprovação pelos usuários. O dado refere-se a pesquisa feita pela empresa com pacientes que utilizaram o serviço on-line nos meses de janeiro, fevereiro e março (até o dia 12). Ao todo, 3.708 atendimentos foram registrados neste período.
"O alto índice de aprovação, muito próximo a 100%, é muito importante, pois a Telemedicina nos ajuda a evitar a sobrecarga nas Unidades Básicas de Saúde. E saber que o atendimento está sendo satisfatório e eficiente aos nossos pacientes é fundamental para que possamos continuar a oferecer o serviço no município", ressaltou a secretária de Saúde, Aline Leal.
Dos 3.708 atendimentos registrados, 2.671 deles foram referentes a moradores. Os outros 1.037 atendimentos referem-se a turistas, sendo que, deste total, 18 deles utilizaram o serviço bilíngue, optando pelo serviço nas línguas inglesa ou espanhola. "Se não tivéssemos a Telemedicina, seriam mais de 3.500 pessoas indo, presencialmente, até nossas portas de urgência e emergência. Por isso a importância do serviço médico on-line para pacientes com sintomas leves. Ele nos auxilia a diminuir a fila de espera", defendeu a secretária.
O atendimento on-line é rápido, fácil e gratuito. Da sua própria residência, o paciente pode entrar em contato por WhatsApp no 0800 888 6556 ou ligar para o mesmo número. Automaticamente, ao ter a chamada atendida, o paciente entra na fila de espera para iniciar a chamada de vídeo com o médico. Essa espera leva, no máximo, 10 minutos.
"Importante reforçar que para obter o atendimento o paciente de Balneário Camboriú precisa estar com o cadastro atualizado. Caso tenha alguma alteração cadastral, é importante ir até a unidade de referência e informar as mudanças", destacou Aline.
A consulta on-line é destinada para os pacientes classificados nas cores verde e azul, ou seja, pacientes que não requerem urgência ou emergência no atendimento. Essa triagem é feita no primeiro contato do paciente com o atendente on-line e, em casos de pacientes identificados como verde e azul, eles recebem um QR Code de acesso. Se o paciente for classificado como caso de urgência ou emergência (cores laranja e vermelho), ele será orientado a procurar uma unidade de saúde.
“Hoje, a maioria dos atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde são de pacientes verdes e azuis, que são pessoas que apresentam uma dor de cabeça ou sintomas de virose, por exemplo. Esses pacientes representam entre 70% a 80% dos atendimentos diários”, informou a secretária Aline. Nesses casos, os pacientes aguardam, em média, até duas horas para receberem atendimento médico presencial. “São casos que podem ser atendidos pela Telemedicina de forma segura e muito mais rápida”, afirmou. Por meio da Telemedicina é possível também renovar receitas e obter atestados médicos.
Atendimento bilíngue é prorrogado
A Secretaria de Saúde também divulgou que o atendimento bilíngue na Telemedicina foi prorrogado por mais um mês. Agora, o serviço médico on-line oferecido aos pacientes nas línguas inglesa e espanhola acontecerá até o fim de abril. A medida, conforme explica a secretária de Saúde, foi tomada levando em consideração o feriado da Páscoa e a vinda de mais turistas à Balneário Camboriú.
"Teremos um feriado prolongado e sabemos que muitas pessoas escolhem nosso município como destino para as viagens. Nosso objetivo, ao manter o serviço nestes outros dois idiomas, é evitar a sobrecarga de atendimento em nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)", ressaltou.
Atendimentos
Janeiro
Morador: 1.149
Turista: 411
Bilíngue: 4
Total: 1.564
Fevereiro
Morador: 1.060
Turista: 417
Bilíngue: 13
Total: 1.490
Março (até dia 12)
Morador: 462
Turista: 191
Bilíngue: 1
Total: 654
Total: 3.708
Moradores: 2.671
Turistas: 1.037 (sendo 18 bilíngues)
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Informações adicionais:
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Texto: Kássia Dalmagro
Foto: Divulgação PMBC
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