26.02.2025 - 16:09h
Dengue e chikungunya: cuidados devem ser intensificados para evitar a transmissão
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) divulgou esta semana uma nota de alerta informando que até o momento foram notificados 58 casos prováveis de chikungunya no estado este ano, dos quais 12 já foram confirmados como positivos. Comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 24 casos prováveis, observa-se um aumento de 141,7%. A doença é transmitida pelo mosquito do Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue.
Dos casos confirmados, dez são autóctones, sendo dois deles de Balneário Camboriú. O município contabiliza ainda um terceiro caso, porém importado. Neste sentido, a Secretaria de Saúde reforça a importância quanto às orientações de prevenção, principalmente relacionadas aos possíveis criadouros do Aedes aegypti. "Além disso, reforçamos a necessidade do uso de repelentes - uma ferramenta muito importante no combate à transmissão", enfatiza o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz.
Os sintomas da chikungunya são muito semelhantes aos da dengue - febre alta, dor de cabeça e dores pelo corpo - mas com uma característica que a diferencia, que são as dores e o inchaço nas articulações. Caso os sintomas persistam ou se agravem, a orientação é buscar atendimento médico. Para isso, os pacientes podem utilizar o serviço da Telemedicina, por meio de ligação ou whatsapp para 0800 888 6556, ou se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde.
Ajude na prevenção
A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção tanto da dengue quanto da chikungunya passa pela contribuição da própria comunidade. Neste sentido, reforça o pedido de colaboração de todos com os cuidados necessários.
As principais orientações para evitar a transmissão dessas doenças são:
- esvaziar garrafas, potes, vasos e deixá-los tampados ou virados para baixo;
- guardar pneus em locais cobertos;
- limpar bem as calhas de casa;
- manter a caixa d'água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados e limpos;
- colocar areia nos pratos de vasos de planta;
- amarrar bem os sacos de lixo;
- não acumular sucata e entulho.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
(47) 3267-7022