22.03.2019 - 10:07h
Vídeo inspeção identifica rede de esgoto desviada para drenagem na Avenida do Estado
Durante vistoria do Programa Se Liga na Rede, no trecho da Avenida do Estado com a Rua Gaivotas, foi identificado por meio de vídeo inspeção com robô, que havia um desvio da rede de esgoto para a drenagem pluvial, que tem como destino o Canal do Marambaia.
Quando o local foi aberto, verificou-se que uma calha do Poço de Visita (PV) da rede de esgoto estava rompida. Com isso, toda a contribuição que caía nessa tubulação, estava sendo desviada para a rede de drenagem pluvial. “Com o teste de corante e a vídeo inspeção com robô, descobrimos que a contribuição que estava saindo na drenagem pluvial se tratava de contribuição da rede de esgoto, e consequentemente, indo para o Canal do Marambaia”, falou a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes, explicando que só foi possível identificar que a calha estava rompida quando foi aberto o local.
De acordo com o diretor Técnico da Emasa, Sérgio Juk, não dá para saber há quanto tempo esse problema existia e o que causou o rompimento, mas só foi possível identificar pela vídeo inspeção. “Há grandes chances desse problema ser antigo, sendo mais um poluidor do Marambaia, pois mesmo que os imóveis estejam ligados à rede corretamente, a contribuição não vai para a Estação de Tratamento e sim para o Canal”, disse Juk.
Acredita-se que mais de uma centena de imóveis estavam conectados nesse PV, que agora terá o problema resolvido.
O diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber reforça que “a fiscalização é para corrigir os problemas de ligações irregulares, mas também, é para fazer o dever de casa e corrigir os problemas que existem na rede de esgoto por ser antiga. Por isso, a importância do Se Liga na Rede, que com as vistorias intensificadas na bacia do Canal do Marambaia identifica as irregularidades e conseguimos ir resolvendo os problemas de poluição”, completou.
A Emasa, por meio da empresa terceirizada que executa o serviço, fez o conserto com a troca da calha. Durante a vistoria também foi identificado que a rede de drenagem estava quebrada e repassado para a Secretaria de Obras, que fará o conserto nesta sexta-feira (22).
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS






