25.10.2018 - 15:14h
Feira Literária do NEI Pão e Mel resgata contos clássicos, poesias e músicas
Os pequenos do NEI Pão e Mel, do Bairro Vila Real, realizaram nesta semana a X Feira Literária Pão e Mel (FELIPEM). A feira faz parte do projeto interno do Núcleo, que propõe resgatar os contos clássicos da literatura, e neste ano, também incluiu poesia e música. Cada uma das 14 turmas do núcleo trabalhou um tema diferente ao longo do ano, explorando a imaginação dos pequenos, a diversidade literária e o contato com o mundo letrado. Para encerrar o projeto, durante dois dias, os trabalhos foram expostos na Feira Literária, aberta para toda a comunidade escolar. Durante a programação também teve contação de história e apresentações culturais.
“Dudu e a Caixa” foi a inspiração para o Grupo Coelho (Jardim 2A). A partir da história do livro, o grupo desenvolveu o projeto “Tudo pode se transformar, é só você imaginar”, que estimulou a imaginação das crianças. Eles descobriram que uma caixa normal de papelão, poderia se transformar em muitas coisas, e com a ajuda dos pais, fizeram das caixas castelos, robô, televisão, um sapo, livros sanfonados com histórias criadas e escritas pelos alunos. Além disso fizeram um grande livro contando a história “Dudu e a Caixa”. O livro foi escrito e ilustrado pelos pequenos, e trabalhos diversas formas, materiais, colagem.
“Todo o projeto começou quando eles receberam uma carta pelo correio. A carta já fazia eles embarcarem nesse imaginário. Dali por diante surgiram várias possibilidades, os pais também se envolveram e o resultado foi muito positivo”, contou a professora, Evelize Kerber. Com uma varinha mágica e uma capa, a pequena Izadora Ramos, do Grupo Coelho, mostrava tudo o que tinha feito no projeto, folheava o livro e tocava a varinha nos objetos, como se estivesse fazendo mágica. “Achei muito legal, o Dudu fez muitas coisas”, contou.
Não faltou criatividade nos trabalhos. O Grupo Amizade abordou a “História da Escrita”, o Grupo Borboleta trabalho o tema “Os Músicos de Bremen”. A Princesa e o Sapo, Chapeuzinho Vermelho, O Sítio do Picapau Amarelo, O Patinho Feio e autores como Ruth Rocha foram alguns dos temas trabalhados pelas turmas. “As crianças percorrem a feira com muita curiosidade e exploram cada cantinho. Uma das crianças que veio visitar a feira, do NEI Odácia, ficou admirada quando viu diversos ovos de animais diferentes, que fazem parte da exposição sobre O Patinho Feio. Ela achava que somente as galinhas botavam ovos”, contou a gestora do NEI Pão e Mel, Eliane Cristina dos Santos Ferreira.
“Esta é a décima edição da FELIPEM, que busca incentivar a leitura, o contato com a poesia, com a música, a literatura e outros meios letrados. Além da exposição dos trabalhos, as crianças e comunidade foram contempladas com momentos de contação de história, apresentações e o contato com o mundo da imaginação e criatividade, pois a Educação Infantil traz em sua essência o encantamento, o faz de conta e o imaginário”, completou a supervisora escolar, Suely Vagetti Barduzzi.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
NEI Pão e Mel
(47) 3264-1275
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Fotos: Soraya Bogarim
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS


































