28.09.2018 - 17:49h
Conferência discutiu propostas a favor da criança e do adolescente
Mais de 200 pessoas se inscreveram na XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú, que aconteceu nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) no auditório do Bloco 07 da Univali. Durante o evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foram discutidas propostas de políticas públicas em prol do público infantil e juvenil da cidade.
A abertura dos dois dias de conferência contou com apresentações culturais do CEM Alfredo Domingos, CEM Giovania de Almeida e CEM Taquaras. O tema central do encontro foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e o público presente pôde aproveitar as palestras de orientação do primeiro dia de evento para se basear nas ideias para propor no segundo dia. O ponto forte do evento foi a participação de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino na tomada de decisões.
“Acho importante a criança e o jovem terem voz na sociedade para expressar os seus direitos e deveres”, apontou Lara de Oliveira, de 14 anos, estudante do CEM Giovania de Almeida. A colega de escola, Luiza Santos, de 11 anos, também aprovou o encontro. “Gostei muito da conferência, principalmente de uma proposta sobre aulas diferentes nas escolas, como libras, espanhol e inglês para os anos iniciais”, disse.
Os participantes se dividiram em cinco grupos de trabalho para discutir temas sobre Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
“A conferência tem sido um sucesso sob o nosso ponto de vista porque houve uma participação muito forte das crianças, e é isso que nós desejamos, que elas tenham uma participação democrática, de colocar as suas propostas e que elas sejam levadas à frente”, disse o vice-presidente do CMDCA, Wilson Reginato Júnior.
As propostas aprovadas durante a votação final dos participantes serão reunidas em um relatório final e levadas à Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Se aprovadas mais uma vez, poderão ser reconhecidas nacionalmente.
______________________
Informações Adicionais:
Casa dos Conselhos
(47) 3367-0129
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Celso Peixoto
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS






