28.08.2018 - 18:16h
Semana da Educação Especial chega ao fim com atividades e palestra para professores
Várias atividades relacionadas à educação especial em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (de 21 a 28 de agosto) foram realizadas ao longo do mês de agosto. Dentre os temas tratados destaca-se a prática de esportes inclusivos, em que foram trabalhadas atividades práticas e teóricas com os alunos bem como palestra com os professores da Educação Infantil destacando a inclusão na educação física.
Os professores da disciplina de Educação Física dos Núcleos de Educação Infantil (NEI’s) participaram da formação com o tema “Ética e Cidadania na Educação Infantil: vivências da Educação Especial em práticas inclusivas na Educação Física”. Quem ministrou a palestra foi a professora do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú e especialista em Educação para os Direitos Humanos com vistas à Educação Inclusiva, Susana Ladeira Borges.
"Espera-se que a escola seja um espaço que propicia o acesso e a reconstrução individual e coletiva dos saberes e conhecimentos que auxiliarão o indivíduo à consolidação de sua natureza cidadã. Nesta perspectiva a escola se torna inclusiva ao proporcionar situações de convivência entre as pessoas que são naturalmente diversas, as quais percebem que todas têm características próprias, que nenhuma é igual ou melhor que a outra”, fala Susana.
No CEM Presidente Médici outra atividade relacionada à educação física e inclusão chamou a atenção dos alunos. Durante o mês, a professora Joselene Manfredini promoveu aulas de educação física com esportes adaptados, ou seja, crianças que não possuem nenhum tipo de deficiência física puderam fazer a imersão no mundo de cadeirantes e cegos, jogando vôlei sentado, basquete, bocha e tênis de mesa com cadeira de rodas e vôlei com vendas.
“A participação dos educandos em atividades que estimulem o seu pensar e agir em torno da deficiência os faz sentir o quanto cada um tem capacidade de ser e fazer o que quiser, independente de sua condição. São trabalhos que incentivam e fazem a inclusão acontecer”, comenta a diretora do Departamento de Educação Especial, Simone Almeida.
Apesar do fim da Semana da Educação Especial, algumas ações irão acontecer até o início de setembro. Confira quais são nos documentos em anexo.
______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Arquivo SEDUC
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

FOTOS











