04.09.2015 - 15:12h
Sarau da Tainha começa sábado
O projeto Sarau da Tainha inicia neste sábado, 5 de setembro, a partir das 19h, na Praça do Pescador no bairro da Barra, em Balneário Camboriú. Serão sete eventos, sempre no primeiro sábado de cada mês. Com a mediação do coletivo Sarau da Tainha, a comunidade será incentivada a ocupar o espaço público por meio da poesia, música, gastronomia e muita história de pescador!
O projeto Sarau da Tainha, que tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC), foi aprovado via Edital LIC 2014. Seu principal objetivo é criar um espaço de manifestação cultural no bairro da Barra, incentivando a produção literária na comunidade e no município.
A ideia de desenvolver esse projeto surgiu por meio do contato com um movimento iniciado em São Paulo, na década de 90, intitulado Literatura Marginal Periférica. Moradores de bairros afastados do centro da cidade, conhecidos como periferias, favelas, comunidades ou quebradas, começaram a transformar em poesia o seu cotidiano. A partir desse movimento surgiram os saraus, realizados em diversos desses bairros periféricos da cidade de São Paulo. Geralmente eles acontecem em bares e são nestes locais que os moradores declamam ou leem textos próprios, ou não, diante de um microfone.
É a partir dessa ideia, e sabendo que o bairro da Barra é o local mais regionalista de Balneário Camboriú devido à colônia de pescadores, arquitetura histórica e sua relação com o artesanato, que o coletivo decide então desenvolver na Praça do Pescador o projeto, nascendo assim o Sarau da Tainha.
Os saraus serão divididos em momentos, onde cada um deles terá seu objetivo. Momento para os poetas, para homenagear os pescadores e a pesca, para a música e para cultuar as raízes da comunidade local. A ideia é promover um ritual para que a população sinta-se confortável e motivada a participar ativamente dos eventos. A intenção é fazer com que esta manifestação cultural seja longa e duradoura.
À disposição do público também haverá uma rede de pesca onde artistas e comunidade poderão deixar poemas, contos escritos pelos convidados e público presente. A cada edição esses poemas e contos estarão disponíveis para que a comunidade e visitantes escolham o que mais gostar. Desta maneira, além de incentivar novos escritores, também estamos incentivando a leitura e a adoção de um poema.
Mais informações: saraudatainha@gmail.com, Daniele Volpato/proponente – (47) 9958.4946 ou Douglas – (47) 9641.5424
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa/Vânia de Campos
Texto: Divulgação Sarau da Tainha
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br
