05.11.2025 - 17:47h
Vigilância Ambiental inicia ações de conscientização sobre a dengue nas escolas
Alunos do CEM Iate Clube receberam informações sobre o Método Wolbachia e como combater a o mosquito Aedes aegypti
No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue (19 de novembro), a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar uma série de ações nas escolas da rede municipal de ensino. As atividades serão realizadas pela equipe da Vigilância Ambiental. A primeira unidade de ensino a receber informações sobre a dengue e o método Wolbachia, uma das ações de combate adotada recentemente pelo município, foi o Centro Educacional Municipal (CEM) Iate Clube.
Na terça-feira (4), as turmas do 7° e 9° ano receberam os supervisores da Vigilância Ambiental, Jean Carlos Pereira, Michelli Pinheiro e Felipe Fernando Silva, que em um bate-papo com os alunos, abordaram de forma didática como prevenir a proliferação do mosquito. Na parte da tarde, esteve presente na unidade de ensino a educadora social do Wolbito do Brasil, Marilia Reis, que explicou aos estudantes sobre a tecnologia natural e autossustentável para reduzir a transmissão de doenças como dengue, Zika e chikungunya.
O método, que já é utilizado em outras cidades do Brasil e até fora do país, utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a Wolbachia, uma bactéria naturalmente presente em mais da metade dos insetos da natureza, como abelhas e borboletas. Ao se reproduzirem com os mosquitos locais, os chamados “wolbitos” transmitem a bactéria para os filhotes e, com o tempo, a maioria passa a ter Wolbachia, o que reduz significativamente a transmissão dos vírus.
Com a chegada das temperaturas mais quentes, os focos de dengue tendem a aumentar, por isso a importância de levar as orientações também para dentro das salas de aula, pois as crianças ajudam a disseminar as informações para os adultos, formando uma comunidade mais consciente.
A secretária de Saúde, Aline Leal, destaca que as ações em conjunto com a Educação foca na prevenção, fator essencial para manter as baixas dos casos e focos de dengue na cidade. “Ao levarmos informações sobre prevenção para dentro das salas de aula, estamos fortalecendo o papel dos alunos como multiplicadores do conhecimento. Essa é uma das formas mais eficazes de prevenção, e é através dela que conseguimos manter a excelência do trabalho realizado na cidade”, disse.
O diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, comenta que a iniciativa reforça o compromisso do município em diminuir cada vez mais a dengue na cidade. “Esse engajamento é fundamental para que nós possamos cada vez mais levar adiante as nossas ações e orientações, tendo em vista que os alunos e professores são grandes agentes de transformação. Isso faz com que a gente consiga atingir os familiares, os vizinhos, tios, avós, toda uma comunidade através deles”, ressaltou.
O diretor do CEM Iate Clube, Murilo Dias, destaca que os alunos que participaram da ação serão os tutores das turmas menores, replicando esse conhecimento com outros estudantes. “Nós estamos em um bairro onde é necessário fazer essa conscientização, porque a gente sabe que há focos aqui, então trazer essa informação para as crianças, para que elas possam levar para os pais também, é muito importante”, disse.
Maria Eduarda Furtado Silva, de 13 anos, absorveu cada uma das informações apresentadas sobre as pautas. “Eu achei muito legal porque eu não conhecia muito sobre o assunto. Eu vou levar isso para os meus pais, explicar pra eles também, porque acredito que eles também não saibam muito sobre isso .Esse foi um momento bem divertido, eu gostei bastante”, comentou.
Queda de casos em BC
Balneário Camboriú diminuiu significativamente os casos positivos de dengue. De janeiro a outubro de 2024, o município contabilizou 7.102 casos positivos. Já em 2025, foram registrados apenas 723 casos no mesmo período, o que representa uma queda de 89.82%.
Entre as ações para mitigar os casos de dengue, está a vacinação, destinada exclusivamente para crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Balneário Camboriú já registrou 2.206 vacinas da 1ª dose e 841 da 2ª dose. Ressalta-se que é essencial que todas as pessoas que já receberam a primeira dose busquem a UBS para a segunda aplicação. O esquema vacinal compreende duas doses, aplicadas em um intervalo de 90 dias. É preciso estar atento ao tempo necessário entre uma dose e outra, para garantir uma imunização completa contra a doença.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS