06.11.2025 - 15:37h
Prefeitura de BC realiza mutirão de limpeza durante o Dia D de Mobilização contra a Dengue
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (8) uma ação de limpeza para eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em Balneário Camboriú, em alusão ao Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue. A atividade, organizada pela Vigilância Ambiental, será realizado a partir das 8h30, a partir da Rua Peru com a Rua Paquistão, no Bairro das Nações.
O Dia D é uma orientação do Ministério da Saúde para reunir a população no combate contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Balneário Camboriú, os profissionais da Saúde, Defesa Civil e Secretaria de Obras da Região Sul estarão unidos para a ação preventiva.
“A finalidade do mutirão é a eliminação mecânica dos depósitos, ou seja, a equipe vai realizar a eliminação de tudo o que seja um possível criador para o Aedes aegypti”, explicou o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz.
A mobilização do Dia D tem como objetivo mobilizar as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, bem como a população para ações de prevenção contra a dengue. “De maneira geral, mutirões de retirada de criadouros devem ser estimulados, não só de forma pontual no Dia D, mas nas semanas seguintes”, completou David.
Ações de combate em BC
Entre a série de ações de controle da dengue em Balneário Camboriú estão: visitas periódicas em todos os imóveis; aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) - o fumacê, nas imediações do imóvel do paciente diagnosticado e, em casos de surto na localidade (com vários casos próximos), é realizada o UBV Pesado, que consiste na aplicação com a caminhonete e minigerador.
Com foco em diminuir cada vez mais os casos de dengue no município, a Prefeitura também iniciou a aplicação da tecnologia Wolbachia. Por meio dela, estão sendo realizadas as solturas dos wolbitos, com monitoramento através da rede de armadilhas da Vigilância Ambiental sobre como está o grau de infestação do aedes selvagem em comparação ao wolbito.
A Vigilância Ambiental ainda conta com dois drones para a identificação de problemas que a equipe não consegue visualizar em campo, como calhas, caixas d'água, entre outros.
Entre as ações para mitigar os casos de dengue, está a vacinação, destinada exclusivamente para crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Balneário Camboriú diminuiu significativamente os casos positivos de dengue. De janeiro a outubro de 2024, o município contabilizou 7.102 casos positivos. Já em 2025, foram registrados apenas 723 casos no mesmo período, o que representa uma queda de 89.82%.
Entre as ações para mitigar os casos de dengue, está a vacinação, destinada exclusivamente para crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS