17.12.2025 - 11:07h
BC investe em ações de combate e prevenção contra a dengue
Cidade registrou redução de 89% nos casos positivos em 2025
Com a chegada do verão, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção contra o mosquito da dengue e chikungunya. O trabalho desenvolvido pelas diretorias de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental tem como objetivo reduzir os números de casos, garantindo a saúde e bem-estar da população.
De janeiro até o momento, a cidade registrou 724 casos positivos de dengue, uma redução de 89,81% comparado a 2024, quando o município contabilizou 7.105 casos positivos durante o mesmo período. No ano passado, foram nove óbitos em decorrência da doença, já em 2025, Balneário Camboriú não teve nenhuma morte por dengue.
O diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, comenta que ao longo do ano, as equipes têm reforçado o trabalho de conscientização da população, além de intensificar vistorias para identificar e eliminar focos do Aedes aegypti.
“Em 2025, os agentes de endemias realizaram mais de 150 mil visitas, somando todas as atividades no município de Balneário Camboriú. Foram realizadas visitas em todos os imóveis, em todos os bairros, e isso reflete nessa queda expressiva de casos e no número de focos positivos para a dengue. A equipe está atuando diariamente nas ruas, vistoriando casa por casa, sejam imóveis privados, imóveis públicos ou terreno baldio, todos são vistoriados pela nossa equipe”, disse.
David também ressaltou que novos equipamentos foram adquiridos para auxiliar no trabalho feito pelas equipes, como 22 motos, móveis e computadores novos para o departamento, novos uniformes, drone, estereoscópios de última geração com tela LCD, equipamentos de proteção individual (EPIs), além da aquisição do Fludora Co-Max, sendo o primeiro município de Santa Catarina que adquiriu o inseticida compatível com o minigerador de UBV.
No enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, foram realizadas diversos mutirões nos bairros das Nações, Barra, São Judas, Municípios e Vila Real, bem como aplicação em pontos de risco e estratégicos da cidade. “Conseguimos contemplar 100% do município com os nossos ciclos de tratamento, ou seja, todos os imóveis do município foram vistoriados por, pelo menos, três vezes ao ano”, comentou David.
O trabalho de combate realizado em Balneário Camboriú também envolve o departamento de fiscalização de terrenos da Secretaria de Obras, que ajuda a identificar terrenos que apresentam risco à saúde pública, sendo encaminhados para as devidas providências (notificação e limpeza se necessário).
As equipes ainda passam por capacitações e reciclagens, para que estejam atualizados das novas diretrizes do Ministério da Saúde no que tange ao controle das arboviroses.
Com foco em diminuir cada vez mais os casos de dengue no município, Balneário Camboriú também iniciou a aplicação da tecnologia Wolbachia. Por meio dela, estão sendo realizadas as solturas dos wolbitos, com monitoramento através da rede de armadilhas da Vigilância Ambiental sobre como está o grau de infestação do aedes selvagem em comparação ao wolbito.
Casos de dengue
2024
* Total de Casos Prováveis: 14728 notificações
* Positivos: 7105 casos
* Descartados: 7595 casos
* Óbitos por dengue confirmados: 9
2025
* Total de Casos Prováveis: 4363 notificações
* Positivos: 724 casos
* Descartados: 3612 casos
* Óbitos por dengue confirmados: 0
Principais ações para a alta temporada de verão
As equipes da Vigilância Ambiental já estão aplicando algumas ações de combate contra o mosquito transmissor da dengue, como as aplicações perifocais (fumacê) nas obras, antes do recesso de algumas construtoras. Além disso, serão realizadas os seguintes serviços:
* Orientação e conscientização na rodoviária;
* Orientação e conscientização no Portal de Informações Turísticas de Balneário Camboriú (PIT);
* Aplicações de fumacê nas garagens de ônibus;
* Intensificação de visita nos imóveis de veraneios identificados pelo departamento (principalmente região central, onde a incidência de imóveis fechados é maior);
* Monitoramento das áreas prioritárias, com maior risco de proliferação do mosquito e incidência para as doenças das arboviroses;
* Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAA) - atividade essencial para um mapeamento mais preciso das áreas de risco, identificando as áreas mais críticas e o tipo de depósito com mais incidência (se é caixa d'água, inservíveis, entre outros).
Em anexo, sonora do diretor da Vigilância Ambietal de Balneário Camboriú - David Cruz.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS