30.12.2025 - 17:35h
Cooperativa de recicladores inicia trabalhos no Centro de Valorização de Materiais
Desde segunda-feira (29), uma nova cooperativa atua no Centro de Valorização de Materiais (CVM) de Balneário Camboriú. A Renova Cooperativa de Triagem Ambiental e Inclusão Social foi habilitada no Edital de Chamamento Público Nº 003/2025, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, lançado em novembro com o objetivo credenciar cooperativas de catadores de materiais recicláveis para atender as demandas do CVM.
A selecionada pelo edital vai executar serviços de recepção, triagem, prensagem, enfardamento, armazenamento e comercialização dos resíduos sólidos recicláveis provenientes da coleta seletiva municipal. O contrato inicial é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 60 meses, conforme o desempenho operacional e a conformidade com as metas ambientais.
“Oficializamos a assinatura do contrato de apoio à nova cooperativa na segunda-feira, dando início formal aos seus essenciais trabalhos de triagem e separação de materiais. O pontapé inicial nas operações de triagem e separação representa mais do que a abertura de um centro de trabalho. Significa a geração de renda e dignidade para cooperados, a redução do impacto ambiental com a diminuição de rejeitos e o fomento de uma cultura de consumo consciente e de reciclagem. Estamos orgulhosos em apoiar a Renova neste capítulo inaugural. Acreditamos no poder da colaboração, na força do trabalho coletivo e na visão de um futuro onde a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas uma realidade construída por todos”, diz o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira.
O Edital de Chamamento Público Nº 003/2025, que permanece aberto para inscrição, é voltado a cooperativas formadas por pessoas de baixa renda dos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, e tem como objetivo fortalecer a inclusão social, ampliar a reciclagem e reduzir o envio de resíduos ao aterro sanitário. O texto completo do edital está disponível no site da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do link https://www.bc.sc.gov.br/licitacao.cfm?codigo=4203.
Sobre o CVM
Localizado no Bairro Canhanduba, em Itajaí, limítrofe ao aterro sanitário, o CVM foi inaugurado em 2024 e ocupa uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados. É um espaço destinado à separação correta dos resíduos recicláveis, garantindo a valorização dos materiais e a correta destinação para a reinserção deles na cadeia produtiva. A implantação da estrutura colabora para o aumento do percentual de resíduos recicláveis coletados no município, via coleta seletiva regular.
Os equipamentos do CVM, que ficam em um galpão pré-moldado de aproximadamente 1.800 metros quadrados, contribuem para a otimização da produtividade e aumento da segurança da operação na etapa de separação manual, remoção de rejeitos finos, fragmentos de vidro e eventuais contaminantes orgânicos. Os principais componentes da estrutura são: moega de alimentação (garante um fluxo contínuo de materiais para a separação), peneira de discos (possibilita a remoção de rejeitos finos), esteira de triagem manual (em posição elevada, com postos de trabalho definidos, aumenta a produtividade geral) e separador magnético (remove a fração de metais ferrosos automaticamente). O CVM tem também prensas, balança, caçambas, empilhadeira, entre outros equipamentos.
Na esteira de triagem, são separados materiais recicláveis como papel e papelão, plásticos, vidro, alumínio e embalagens tipo longa vida. Os resíduos triados passam por enfardamento para posterior comercialização, enquanto os rejeitos são encaminhados para o aterro sanitário de Itajaí.
Em anexo, sonora do secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Arquivo/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS