04.12.2025 - 19:15h
Conselho Tutelar premia vencedores do concurso de desenhos
Cinco estudantes de unidades educacionais do município receberam materiais escolares, brindes e ingressos para atrações turísticas da cidade
O Conselho Tutelar de Balneário Camboriú realizou nesta quinta-feira (4) a cerimônia de premiação da primeira edição do concurso de desenhos "O que é o Conselho Tutelar". O evento reuniu estudantes, familiares, profissionais da rede de atendimento e conselheiros tutelares na sede do órgão.
Foram premiados cinco estudantes, um de cada categoria: Bernardo, da pré-escola do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Pão e Mel; Maria Clara, dos anos iniciais do CEM Ghislandi; Valentina, dos anos finais do CEM Presidente Médici; Gabrielly, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA); e Lucas Henrique, do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC). Os vencedores receberam brindes, materiais escolares e ingressos para as principais atrações turísticas da cidade.
A iniciativa do Conselho Tutelar foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e teve participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sicredi e do Comitê de Escuta Especializada.
O concurso recebeu cerca de 300 desenhos de estudantes de escolas públicas municipais e núcleos infantis. Segundo a presidente do Conselho Tutelar, a conselheira Cristiane Amorim, o principal objetivo foi desmistificar a imagem do órgão e promover aproximações. "A intenção, basicamente, é aproximar a rede de atendimento, que são as escolas, os equipamentos e também os alunos. Mas, principalmente, é entender qual é a função do Conselho Tutelar", afirmou.
Cristiane explicou que a escolha dos desenhos - realizada em conjunto com a rede de atendimento - não teve como critério aspectos estéticos, mas sim a representação mais próxima da verdadeira missão do órgão.
A conselheira ressaltou ainda que os desenhos demonstraram que o objetivo foi alcançado. "A gente verificou em muitos desenhos que eles passavam a imagem de um conselho acolhedor, de proteção, exemplificando bem o que é o Conselho, disse.
Um dos alunos premiados, Lucas Henrique, que participou pelo Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC), contou que gostou muito da ideia e falou sobre sua inspiração. "Pensei naquela obra de arte, A Criação de Adão, que tem Deus com o braço estendido a Adão. Passa uma ideia de proteção, e no meu desenho, o personagem tem um escudo, que me deu a ideia de toda a proteção do Conselho Tutelar", explicou.
O conselheiro Lico Passos também destacou a importância da aproximação com a comunidade. "É um momento histórico para o Conselho Tutelar, com essa aproximação da rede de apoio, das famílias, das crianças, dos adolescentes aqui, na sede do Conselho Tutelar. O que nós queremos é isso: é propor a proximidade, o diálogo e que vocês tenham sempre no Conselho Tutelar um braço amigo, um apoio e um batalhador", afirmou.
Os desenhos vencedores ficarão expostos na sede do Conselho Tutelar por aproximadamente um ano. A segunda edição do concurso já está prevista para 2026, com a intenção de ampliar a participação para as escolas estaduais.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Gustavo Petry
Fotos: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS