09.10.2025 - 09:34h
Escuta humanizada é tema de capacitação em Balneário Camboriú
Atividade reuniu agentes da Unidade Básica de Saúde do Bairro Ariribá
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das Secretarias de Assistência Social, Mulher e Família e de Saúde, promoveu, na quarta-feira (8), mais uma edição da capacitação intitulada Importância da escuta humanizada. A atividade, realizada na Universidade do Vale do Itajaí (5ª Avenida, 1100 – Municípios), teve a participação de servidores da Unidade Básica de Saúde do Bairro Ariribá.
Voltada ao fortalecimento do papel estratégico dos agentes comunitários de saúde no acompanhamento das famílias e na promoção da saúde integral, a atividade contemplou os seguintes tópicos: função social do agente comunitário de saúde; abordagem humanizada; identificação de vulnerabilidades; sinais de violência e violações de direitos; escuta ativa e não revitimização.
“A capacitação dos agentes de saúde é essencial para uma escuta humanizada, especialmente porque são esses profissionais que, no dia a dia, adentram os lares e percebem sinais que muitas vezes passam despercebidos”, destaca a diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher, Anna Nienkötter, ao sinalizar que a escuta humanizada permite acolher sem julgamento, garantindo que a pessoa em situação de violência se sinta ouvida e segura para buscar ajuda. “Por isso, investir na capacitação contínua desses profissionais é investir em prevenção, cuidado e no fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência, assegurando que cada visita domiciliar possa representar uma oportunidade de romper o ciclo do silêncio e salvar vidas”, acrescenta.
Acolher para salvar
Esta é a terceira turma da capacitação oferecida pelo projeto Acolher para salvar – atendimento que transforma vidas –, deve abranger todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade com atividades formativas continuadas. Com foco na prevenção, no acolhimento e no cuidado humanizado, a iniciativa, que teve início no município em agosto, reforça o compromisso municipal de ampliar e fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e de proteção a crianças e adolescentes.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3267-7170
Secretaria Municipal de Comunicação
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS