13.08.2025 - 17:40h
Balneário Camboriú capacitará agentes de saúde para atuar no enfrentamento à violência doméstica
A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a Secretaria de Saúde, lançou o projeto “Acolher para Salvar – atendimento que transforma vidas”, que capacitará agentes de saúde para identificar sinais de violência doméstica e prestar um atendimento humanizado às vítimas.
A primeira formação será no dia 21 de agosto, às 13h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Municípios. As capacitações seguirão em outras unidades do município, garantindo que todos os agentes recebam o treinamento.
A secretaria de Saúde, Aline Leal, reforça que o setor tem um papel fundamental no enfrentamento à violência doméstica. "Neste sentido, ao capacitar nossos agentes, estamos ampliando a rede de cuidado e tornando o atendimento mais sensível e eficiente. Queremos que cada profissional esteja preparado para identificar sinais, ouvir com atenção e encaminhar corretamente cada caso, oferecendo segurança e esperança a quem mais precisa”, destacou.
“Este projeto é um marco para Balneário Camboriú. Acreditamos que a capacitação dos nossos agentes de saúde é fundamental para criarmos uma rede de proteção ainda mais eficaz contra a violência doméstica, garantindo que as vítimas sejam acolhidas e recebam o suporte necessário desde o primeiro contato”, afirmou Omar Tomalih, Secretário de Assistência Social, Mulher e Família.
No trabalho diário, esses profissionais estão em contato direto com a comunidade e, muitas vezes, são os primeiros a perceber ou ouvir relatos de mulheres e crianças em situação de violência. Por isso, segundo a diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter, é essencial que saibam acolher, agir com empatia e acionar corretamente a rede de apoio, evitando a revitimização. “São eles que, muitas vezes, estão mais próximos das vítimas e podem identificar sinais que outros não veem. Quando unimos forças entre as Secretarias e capacitamos esses profissionais, estamos não apenas prevenindo a violência, mas também garantindo que cada mulher ou criança acolhida seja tratada com respeito, cuidado e dignidade”, ressaltou.
Com foco na prevenção, no acolhimento e no cuidado humanizado, o “Acolher para Salvar” reforça o compromisso de Balneário Camboriú em ampliar e fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e de proteção às crianças e adolescentes.
______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
