24.09.2025 - 18:05h
Libras à mesa: culinária conecta alunos surdos e ouvintes no CEM Ivo Silveira
Atividade faz parte da programação da Semana da Comunidade Surda
A turma do 3º ano do Centro de Educação Municipal (CEM) Ivo Silveira teve uma tarde diferente e inclusiva nesta quarta-feira (24). Como parte da programação da Semana da Comunidade Surda, promovida pela Secretaria de Educação (Seduc), os alunos fizeram uma receita de biscoito utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A atividade contou com a participação de alunos do ensino integral e do ensino regular. Antes de colocarem as “mãos na massa”, os estudantes se apresentaram e, com os sinais, informaram quais eram os ingredientes e quantidades da receita. A turma, que tem dois alunos surdos, teve um momento de integração e troca de experiências na língua de sinais.
“Os alunos mostraram que eles estão aprendendo, reforçando que os surdos podem estar em todos os lugares. Os alunos explicaram os ingredientes, mostraram toda a receita em Libras, todo o preparo, a organização da receita, e o surdo conseguiu entender no momento em que eles transmitiram isso com a língua de sinais”, explica a professora de Libras e organizadora da programação, Daniela de Bem Vicentini Lima.
Na unidade de ensino, cerca de 300 alunos do período integral frequentam as aulas de Libras. As turmas do ensino regular que têm alunos com surdez também integram as aulas para a melhora da comunicação entre colegas.
Jeferson Abner, de 9 anos, é um desses estudantes. Em Libras, ele explica o que mudou desde que passou a frequentar as aulas. “Eu amo ter amigos, ter contato com os outros alunos e conversar. Então eu acho muito bom, muito importante ter essa interação com os meus colegas”, diz.
Para o aluno Pietro Lucio Figueiredo, as aulas de Libras também melhoraram a comunicação em casa. “Eu já sei falar muitas coisas, como cidades, animais, nomes e cumprimentos. Eu tenho um irmão surdo, então eu comecei a conversar mais com ele”, relata.
Até quinta-feira (25), a escola recebe atividades diferenciadas para comemorar o Setembro Azul, mês dedicado à visibilidade e à celebração da comunidade surda brasileira. Oficinas, palestras ministradas por surdos e ouvintes e até teatros destinados à comunidade escolar visam promover a importância da acessibilidade, presença de intérpretes de Libras e a legenda em conteúdos audiovisuais. A programação é promovida pelo Departamento de Educação Especial e Paradesporto da Secretaria de Educação.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS