22.09.2025 - 14:56h
Programação especial marca a Semana da Comunidade Surda no CEM Ivo Silveira
Iniciativa é alusiva ao Setembro Azul, mês dedicado à visibilidade e à celebração da comunidade surda brasileira
Iniciou nesta segunda-feira (22) a Semana da Comunidade Surda promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) em Balneário Camboriú. A programação é alusiva ao Setembro Azul, mês dedicado à visibilidade e à celebração da comunidade surda brasileira, com foco na luta por direitos, na valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na reflexão sobre a inclusão social das pessoas surdas.
Até quinta-feira (25), o Centro de Educação Municipal (CEM) Governador Ivo Silveira recebe uma série de atividades do Departamento de Educação Especial e Paradesporto da Seduc. A programação visa a conscientização de alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da acessibilidade, presença de intérpretes de Libras e a legenda em conteúdos audiovisuais.
“A visibilidade da comunidade surda é algo a ser posto em prática não apenas nesta semana, mas em todas as ocasiões. Os alunos do CEM que já experimentam, na prática, aulas regulares de Libras tendem a ser mais empáticos e solidários, além de adicionarem uma língua a mais no currículo”, diz a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
“A Semana da Comunidade Surda é um momento de grande importância cultural, social e educacional, pois promove a valorização da identidade surda, da Libras e dos direitos da pessoa surda. Além disso, reforça a necessidade de profissionais qualificados, como intérpretes e professores”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Especial de Seduc, Evori Santina Kaminski.
Em setembro, duas datas marcam a conscientização sobre o tema: sexta-feira (26) é o Dia Nacional do Surdo, que comemora a inauguração da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, no Rio de Janeiro. Já no dia 30, é comemorado o Dia Internacional do Surdo e do Tradutor e Intérprete de Libras.
Entre as atividades no CEM Ivo Silveira, estão marcadas oficinas, palestras ministradas por surdos e ouvintes e até teatro, tudo destinado à comunidade escolar composta por alunos da unidade, professores e familiares. Na unidade, cerca de 300 alunos que estudam em período integral frequentam aulas de Libras. As turmas do ensino regular que têm alunos com deficiência auditiva também integram as aulas para a melhora da comunicação entre colegas.
“Eu não tinha conhecimento nenhum em Libras. Então, quando comecei a fazer as aulas, comecei a gostar de fazer os sinais e aprender. Eu já sei fazer cumprimentos básicos, minha idade, nome e algumas cores e animais. Fizemos bastante dinâmicas com o alfabeto. Eu acho importante aprendermos para que o surdo não se comunique apenas com quem também é surdo”, comenta o aluno do 6º ano, Samuel dos Santos Guimarães, de 11 anos.
“Acredito que é muito importante a gente promover isso na cidade, mostrar os profissionais que a gente tem, mostrar o trabalho que os alunos estão fazendo, valorizá-los. Desenvolvemos um trabalho muito bonito na escola e essa semana serve para estimular e divulgar a importância da comunidade surda, a importância de aprender Libras, os espaços de comunicação”, finaliza a professora de Libras, Daniela de Bem Vicentini Lima.
Confira a programação completa:
Segunda-feira (22)
13h45 – Desenho infantil em Libras para as turmas do 1° e 2° anos;
15h30 – Apresentação do professor surdo Affonso Lós (Dj_ALOSS) para alunos e profissionais da rede;
Terça-feira (23)
8h – Apresentação Teatro do Chaves em Libras;
8h45 - (Dinâmica de Libras) - Professor surdo Anderson Ari Nicolau;
9h30 – Palestra para familiares de alunos surdos e profissionais da educação da rede com a professora Maria Alcirene Batistoti Dellagnelo. TEMA: “Relato de experiência com filho surdo e sua busca pela Libras”;
13h45 – Palestra sobre a implementação da Disciplina de Libras no CEM Ivo Silveira com a professora Daniela de Bem e Vinicius B. Gomes para profissionais da rede;
15h30 – Dinâmica em Libras Professor Surdo Felipe Fernandes.
Quarta-feira (24)
8h – Desenho infantil em Libras para as turmas do 1° e 2° anos;
8h45 – Dinâmica de Libras com professor surdo Anderson Ari Nicolau;
9h30 – Palestra sobre a profissão do tradutor/intérprete de Libras com as Intérpretes de Libras Layra de Fatima Nehls e Vanessa de Borba Santos;
13h45 – Culinária: Turma ETI 302 (Receita de biscoito em Libras).
Quinta-feira (25)
8h – Dinâmica de Libras com Professor Surdo Anderson Ari Nicolau;
8h45 – Palestra em Libras - “Vivências e Experiências”, com a professora surda Priscila Pereira de Sousa;
9h30 – Apresentação Teatro Sítio do Pica-pau amarelo em Libras;
13h45 – Dinâmica em Libras com o professor surdo Felipe Fernandes;
15h30 – Palestra em Libras - “Vivências e Experiências”, com a professora surda Priscila Pereira de Sousa.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Fotos: Matheus Fernandes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS