12.02.2026 - 16:17h
BC recebe doses de anticorpos contra o Vírus Sincicial Respiratório para bebês prematuros
Balneário Camboriú passou a aplicar, nesta quinta-feira (12), o anticorpo monoclonal nirsevimabe, que previne contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). As doses são destinadas para nascidos com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias (com até 6 meses de idade, independentemente do peso ao nascer), e inclui ainda bebês que apresentam determinadas comorbidades. A medida protege contra complicações respiratórias nos primeiros meses de vida da criança, especialmente bronquiolite e pneumonia.
Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú recebeu 30 doses do anticorpo, armazenadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, responsável por fazer a entrega na maternidade do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC) e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme prescrição e critérios já estabelecidos do Ministério da Saúde, para o recebimento.
Além dos bebês prematuros na idade gestacional citada, as doses também são destinadas para crianças com idade inferior a 24 meses (até 1 ano, 11 meses e 29 dias) que apresentem comorbidades elegíveis (pelo menos uma das seguintes): cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunocomprometimento, síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular ou anomalias congênitas das vias aéreas, conforme nota conjunta n° 20/2026.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, esteve com vacinadores das UBSs, enfermeiros, profissionais do HRRC, principalmente os que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, para passar as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde em relação à prescrição e administração das doses recebidas.
"É importante a gente deixar claro para os pais entenderem que independente do nascimento do bebê, em maternidades públicas ou privadas, os RNs terão o direito de receber, conforme o critério do Ministério da Saúde. Este é um marco para nós enquanto trabalhadores da saúde, e para todos, porque temos agora as crianças imunizadas, não só as gestantes como também os prematurinhos. E é dessa forma que a gente consegue diminuir a forma grave da doença e as possíveis internações", disse.
O foco da estratégia é proteger crianças com maior vulnerabilidade clínica antes do período de maior circulação do vírus, no inverno. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina recebeu 3.826 doses de 50 mg e 211 doses de 100 mg do Ministério da Saúde. A distribuição é realizada de forma gradual para as regiões de saúde, garantindo que os municípios possam organizar a aplicação.
Em anexo, sonora da diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS