04.02.2026 - 13:28h
Prefeitura recebe certificação do Selo Social por projetos de educação e assistência social
Evento reconheceu projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Instituto Selo Social realizou na noite de terça-feira (3), no Teatro Bruno Nitz, a cerimônia de certificação de 45 organizações de Balneário Camboriú e Camboriú que finalizaram o ciclo 2025 do programa. A Prefeitura de Balneário Camboriú foi certificada por projetos desenvolvidos pelas secretarias de Educação e Assistência Social, Mulher e Família, além de outros específicos do CEAC Projeto Oficinas e do CAIC Ayrton Senna da Silva (veja lista abaixo) .
A entrega das certificações consagrou o trabalho de empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que registraram 484 impactos sociais, por meio de 284 iniciativas, somando 208.598 atendimentos à comunidade. O tema eleito pelos participantes para esta edição foi "ODS 4 – Educação de Qualidade".
Representando a Prefeitura, a secretária da Fazenda, Magda Bez, destacou a relevância do reconhecimento. "O Selo Social representa o compromisso de Balneário Camboriú com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. É motivo de orgulho ver nossa prefeitura certificada por ações concretas nas áreas de educação e assistência social, demonstrando que estamos no caminho certo das políticas públicas que fortalecem nossa comunidade", afirmou.
O presidente do Instituto Selo Social, Fernando Assanti, ressaltou o crescimento da iniciativa. "O Selo Social vem, a cada ano, crescendo e agregando mais organizações, empresas privadas, entidades sociais e órgãos públicos, que têm enxergado nesse programa um diferencial competitivo e um espaço de compartilhar boas práticas, de jogar luz sobre elas, fortalecendo esses movimentos para que a gente possa, de fato, fazer com que a cidade seja um lugar melhor para as pessoas viverem”, disse.
Para obter a certificação, as instituições devem atender a diversos critérios, como presença nos encontros presenciais de formação e assessoria e demonstração de impacto dos projetos - tudo validado por um conselho externo.
"A gente está comemorando aqui a certificação de 45 organizações, sendo que 109 começaram o processo. É muito bom saber que mais de 100 entidades de Balneário Camboriú e Camboriú têm se preocupado com o desenvolvimento das suas comunidades, porém, como temos um critério bem alto de exigência, por enquanto somente 45 chegaram a essa certificação, celebrando esse momento especial", destacou Assanti.
Inscrições 2026
As inscrições para o ciclo 2026 do Selo Social já estão abertas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do site selosocial.org. O instituto lançou um Chamamento, que pode ser conferido no mesmo endereço eletrônico, onde estão descritas todas as informações e critérios para quem deseja participar do processo de certificação. O programa é ofertado de forma gratuita.
Projetos da prefeitura de BC certificados no ciclo 2025
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
- Projeto Proteção Global BC - consiste em atender Crianças e Adolescentes no Combate à Pedofilia, Combate à Pornografia, atendimento psicológico terapeutico para crianças/adolescentes vítimas ou testemunha de qualquer tipo de violência.
- Projeto Cicatrizes Invisíveis - iniciativa de conscientização, educação e prevenção à violência contra mulheres e meninas, com foco especial na violência psicológica, que muitas vezes age de forma sorrateira, silenciosa e devastadora, tornando-se uma das formas mais difíceis de identificar e de romper.
- Capacitação da Saúde da População Negra - capacitação que visa desmistificar preconceitos, ampliar o conhecimento sobre a saúde da população negra e fortalecer a capacidade dos profissionais de saúde em oferecer um atendimento humanizado e culturalmente sensível.
- Núcleo da Pessoa com Deficiência - participação efetiva de homens e mulheres com deficiência nas reuniões do núcleo em discussões de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.
- Central de Intérprete de Libras - implantação uma Central de Intermediação em Libras com atendimento 24 horas por dia e imediato, sem a necessidade de agendamento prévio, promovendo a acessibilidade na comunicação entre surdos e ouvintes.
- Pais Atípicos, Cuidando de Quem Cuida - capacitação para pais atípicos com palestras direcionadas por agentes na temática do autismo proporcionando aprendizado e fornecendo ferramentas e estratégias e informações para que possam interagir e lidar melhor com seus filhos com diagnóstico de autismo.
- Capacitação para Gestores, Diretores e Coordenadores sobre o Ciclo Selo Social - realização de apresentação do Selo Social, objetivos de desenvolvimento sustentável ODS e dos 18 propósitos integrados e inter-relacionados propostas pela ONU como ações positivas de acordo com metas relacionadas a indicadores e de impacto social. Contou com a dinâmica em rede mostrando a importância do conhecimento e o relacionamento com a equipe de trabalho para engajamento e aprimoramento dos Projetos, Programas, Ações a serem realizada em rede articulada nas Direções e Coordenações da respectiva Secretaria.
- Abraço à Vida - iniciativa voltada para o acolhimento e apoio de pessoas que enfrentam dificuldades relacionadas à saúde mental, como ansiedade, depressão e ideação suicida. O programa visa promover a recuperação emocional e o bem-estar dos indivíduos, oferecendo suporte psicológico, social e educativo, com foco na prevenção de crises mais graves e na promoção da saúde mental.
- Projeto SUAS Cores - rodas de conversa e oficinas com foco em direitos, saúde e políticas públicas, promovendo acesso à informação e inclusão da população LGBTQIAPN+ nos serviços da rede.
- Crochetando Aconchego - oficinas de crochê no CRAS, ensinando técnicas manuais que desenvolvem habilidades cognitivas e possibilitam geração de renda e autonomia dos participantes.
- Casa do Autista - atendimentos diários com equipe técnica com foco no desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas, ABA , multidisciplinar, comunicacionais e adaptativas de crianças diagnosticadas com autismo.
- Grupo para Homens Supostamente Autores de Violência - encontros quinzenais com homens no CREAS, com rodas de conversa voltadas à reflexão sobre direitos humanos, equidade de gênero e fortalecimento da cultura de paz.
- Projeto Café Conserto - oficinas de upcycling com reforma e customização de roupas usadas, promovendo reutilização e consumo consciente nos CRAS em parceria com o SESC.
- Projeto Colorindo Vidas - realização de encontros semanais com pessoas com deficiência e seus familiares, promovidos pelo CRAS Nação Cidadã. São ofertadas oficinas de pintura e artesanato combinadas com rodas de conversa e momentos de escuta qualificada.
- Grupo Conviver: Público Idoso - encontros semanais com pessoas idosas no CRAS, com rodas de conversa, atividades culturais, físicas e lúdicas que promovem bem-estar e previnem o isolamento.
- Cuidando de quem Cuida por uma parentalidade consciente - realização de encontros temáticos com famílias, promovendo escuta, apoio e estratégias de fortalecimento dos vínculos e da função protetiva.
- Cadastro Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência - atendimento de pessoas com deficiência realizando a triagem documental relatórios médico, social, documentos pessoais contendo dados para emissão física da carteira de identificação.
Secretaria de Educação
- Formação Continuada em Serviço - palestras, oficinas, atividades pedagógicas abrangendo temáticas alinhadas às diretrizes da BNCC e Proposta Curricular do Município.
- Gestão Inteligente e Sustentável - reduzir o número de impressões em papel por meio da substituição da prestação de contas física do PDDE pelo sistema de prestação de contas online, promovendo maior sustentabilidade, economia e eficiência no processo.
- Cuidar, incluir e nutrir: alimentação inclusiva - elaboração de cardápio personalizado por meio de visitas técnicas, preenchimento de ficha cadastral e questionário sobre o comportamento alimentar na escola.
- Programa Defesa Civil na Escola - capacitar multiplicadores através da educação para prevenção, com foco informativo na prevenção para salvar vidas e reduzir danos materiais e ambientais.
- PEFF-BC: Programa de Educação Fiscal e Financeira de Balneário Camboriú - fomentar a importância do pagamento correto de tributos, a função social dos impostos e o papel do cidadão no controle dos recursos públicos, construção de uma cultura de legalidade, transparência e ética fiscal.
- Bombeiro Mirim - Educar para prevenir. Prevenir para salvar. - Promover a cultura de prevenção desde cedo, ensinando prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, segurança contra incêndio, e evacuação em desastres, além de incentivar a criação de valores de solidariedade, responsabilidade e cidadania, reforçando o reconhecimento e envolvimento da comunidade escolar.
- Projeto Jovem Doutor - incentivar a mudança de atitudes entre os adolescentes participantes, promover a saúde através da inclusão digital, oferecendo um modelo de educação vivencial, criando novas relações dentro da escola e unindo os alunos participantes.
CEAC Projeto Oficinas
- Histórias, arte e cultura para todos: ônibus de histórias itinerante - levar Contação de Histórias, leitura, arte e cultura para crianças, adolescentes e adultos de Balneário Camboriú.
- Desfile Vida Marinha: Coleção em Cena - realizar um espetáculo interdisciplinar com o tema Vida Marinha envolvendo estudantes e equipe escolar do CEAC vivenciando todas as etapas do espetáculo: ensaios, criação, produção, divulgação e equipe de apoio no teatro.
- Oficinas Cia de Teatro, Protagonismo Juvenil - voltada a jovens que enfrentam desafios comuns da adolescência e acesso limitado a atividades culturais, a companhia promove inclusão social e democratização do acesso à cultura na região. A iniciativa é importante para fortalecer o protagonismo juvenil, a expressão cultural e o vínculo comunitário, promovendo transformação social por meio da arte.
- Família CEAC unida - promover momentos de integração e cuidado com a saúde mental com palestras, dinâmicas de grupo e momentos de confraternização da equipe.
CAIC Ayrton Senna da Silva
- ADA - Programação para meninas - proporcionar um ambiente acolhedor e inspirador onde meninas de 09 a 12 anos possam aprender os fundamentos da programação, desenvolver habilidades práticas e descobrir as infinitas possibilidades que a tecnologia oferece.
- Óleo por semente - troca de óleo usado por sementes de árvores nativas. Iniciativa de descartar o óleo usado em local adequado e ao mesmo tempo favorecer o plantio de hortaliças e uma alimentação saudável.
- Projeto Com-Vida CAIC - educação ambiental na escola, incentivando os alunos a se tornarem agentes de mudança. Com o lema "jovem ensina jovem", o projeto cresce, envolvendo mais estudantes e impactando positivamente a comunidade escolar.
- Projeto Gurias em pauta - análise de textos, artigos científicos, jornalísticos sobre as temáticas abordadas. Organização de campanhas educativas e de conscientização. Oficina de absorventes ecológicos.
- Oficina Rede Viva - oficina de Educação Ambiental realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, entre os dias 20 a 26 de outubro de 2025, com o tema "Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território".
Em anexo sonora de Fernando Assanti - presidente do Instituto Selo Social
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Gustavo Petry, com informações da Assessoria de Imprensa Selo Social
Fotos: Secom/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS