06.01.2026 - 18:34h
Idosos participam de roda de conversa sobre direitos e cidadania
Encontro faz parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria da Pessoa Idosa
Na tarde da segunda-feira (5), a Secretaria da Pessoa Idosa promoveu uma roda de conversa que discutiu temas de interesse da população 60+ como direitos, cidadania e cuidados básicos para evitar golpes que afetam especialmente a terceira idade.
Os participantes puderam tirar dúvidas sobre temas como herança, relações familiares, direitos sociais e benefícios assegurados por lei. Os temas foram tratados pelas juízas aposentadas Sônia Maria Ferreira Roberts e Neide Consolata Folador, ambas integrantes da Associação Nacional de Magistrados Aposentados do Poder Judiciário da União e de Procuradores Aposentados do Ministério Público da União (Anampa).
Segundo a ex-magistrada Neide Consolata, o encontro serviu para conversar sobre assuntos pertinentes para o público, como fazer denúncias; como acionar órgãos em caso de violação de direitos, além de esclarecer quais órgãos são dedicados a proteger a população idosa.
“Recebemos dúvidas de diversos temas. Na nossa cartilha tratamos muito de direitos, como se proteger de golpes e como acionar órgãos públicos em caso de necessidade. Aqui no encontro tratamos também de outras dúvidas como aquelas relacionadas à herança, bens, mas também sobre as relações familiares”, disse.
Maria Auxiliadora, 72 anos, uma das participantes da roda de conversa, explica que o encontro serviu para tirar dúvidas sobre o atendimento da terceira idade no Sistema Único de Saúde (SUS). “Ficamos sabendo de muitas leis que a gente não sabia, o que nos esclareceu bastante. Não sabia, por exemplo, que havia preferência para nós idosos em fila do SUS, algo que é do meu interesse”, disse a aposentada
Na ocasião, cada participante recebeu um exemplar de uma cartilha educativa produzida pela Anampa, na qual constam informações importantes como direitos assegurados por lei; tipos de violências sofridas por idosos; maneiras de buscar ajuda; como se proteger de golpes, além de cidadania e valorização da pessoa idosa.
O aposentado Osnildo Siemann, 76 anos, considera que a iniciativa é válida e proveitosa para o público-alvo. “Achei a roda de conversa interessante, a duração do encontro foi legal e esclarecer os direitos, tal como usá-los é pertinente”, afirmou o ex-profissional de Tecnologia da Informação.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Jéssica Diniz
(47) 3267-7022
Fotos: Divulgação PMBC
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS