06.01.2026 - 13:52h
Saúde de BC orienta sobre cuidados para prevenir viroses no verão
Boa higiene e alimentação adequada são algumas das principais medidas de prevenção
Com a temporada de verão, é comum o aumento de incidência de viroses, associadas às temperaturas mais quentes e ao aumento do consumo de alimentos fora de casa. A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú reforça os cuidados necessários para prevenir a contaminação pelo vírus.
Entre as principais medidas de prevenção está a boa higiene e os cuidados com a alimentação fora de casa, principalmente com alimentos crus, como saladas e frutos do mar.
“As viroses de verão (infecções virais), são mais comuns no calor, mais relacionadas a diarreia, vômito, dor abdominal (problemas gastrointestinais) e respiratórias. Elas são causadas por vírus que se proliferam em alimentos/água contaminados ou contato humano, facilitados pelo calor e aglomerações. Temos que focar na prevenção, onde está relacionado à boa higiene, hidratação e alimentação adequada”, destacou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro.
Cuidados a serem adotados
* Aumente a ingestão de líquido, sempre mantendo atenção com a qualidade da água ingerida, que deve ser tratada, fervida ou mineral;
* Sempre confira o prazo de validade estabelecido pelo fabricante, mesmo que a aparência seja normal; não consumir alimentos que pareçam impróprios com cor, aroma ou sabor alterados, bem como se atentar se o alimento ingerido fora de casa está sendo cuidado e preparado com higiene e refrigeração adequada;
* Evite comer carne crua ou mal passada;
* Consuma leite e derivados apenas com procedência conhecida, pasteurizado ou UHT ("de caixinha");
* Embalar adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira;
* Higienize frutas, legumes e verduras com solução de hipoclorito a 2,5% (diluir uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água e deixar por 15 minutos, lavando em água corrente em seguida para retirar resíduos);
* Lave e desinfete as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos, protegendo contra insetos e outros animais;
* Mantenha sempre as mãos limpas e higienizadas;
* Não frequente locais com condição imprópria para banho;
Sintomas
As viroses costumam causar sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, febre e dor abdominal. Os quadros costumam ser leves, mas é importante ficar atento a sinais de desidratação, especialmente em crianças e idosos.
Caso apresente os sintomas, o ideal é que a pessoa busque atendimento médico, especialmente em casos de desidratação, sangue nas fezes, febre persistente ou sintomas mais intensos. Além das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto de Atendimento, há o serviço de telemedicina, que pode ser acionado pelo aplicativo BC Digital ou pelo WhatsApp 0800 888 6556.
Os agentes que causam as Doenças Diarreicas Agudas (DDAs) são diversos, entre eles o rotavírus, norovírus e adenovírus, as bactérias Escherichia coli (enteropatogênicas), Salmonella, Shigella, os parasitas Cryptosporidium, Cyclospora e Giárdia, entre outros. O tratamento foca em repouso, hidratação (água e soro caseiro) e dieta leve.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Foto: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS