29.12.2025 - 15:04h
Saiba como funcionarão os serviços de saúde durante a virada em BC
Pela primeira vez, CCO terá cirurgião-dentista de plantão no Réveillon
Os serviços de saúde em Balneário Camboriú funcionarão em regime especial durante o Réveillon. No Centro de Controle Operacional (CCO), um expediente diferenciado inicia às 10h de quarta-feira (31) e encerra às 7h de quinta-feira (1º).
Durante este período, estarão disponíveis no local serviços como: atendimento clínico e emergencial, suporte pré-hospitalar, telemedicina e triagem e encaminhamento em casos de maior complexidade.
Trabalharão, no plantão da virada: um médico, duas enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem. Além disso, das 19h do dia 31 até o final do plantão, um cirurgião-dentista atuará no local, uma novidade no CCO.
Localizado na areia da Praia Central, na altura do calçadão, o CCO também contará com uma ambulância básica e uma UTI móvel com equipe completa à disposição em caso de eventual necessidade.
UPA Nações e UPA Barra
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nações e Barra, que já funcionam 24h, contarão com reforço nas escalas médicas com a ampliação do número de profissionais em horários de pico, medida que atinge clínicos gerais, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
SAMU
A partir das 19h desta terça-feira (30), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) terá reforço na cobertura, medida que vale até as 7h de quinta-feira (1º).
Serão duas viaturas com condutor socorrista e técnico de enfermagem; uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com condutor socorrista, enfermeiro(a) e médico(a); e seis motolâncias.
As equipes estarão estrategicamente distribuídas para cobertura rápida e eficiente dos pontos de maior fluxo de pessoas.
“É importante nos mantermos organizados e já termos definidos todos os encaminhamentos para a virada, afinal, estamos zelando pela vida de muitas pessoas: tanto das que moram na cidade quanto daquelas que nos visitam. Ninguém gostaria de sofrer intercorrências de saúde nesse momento, mas nossos profissionais estarão prontos para cuidar da melhor forma e o mais rapidamente possível caso isso ocorra”, diz a secretária de Saúde, Aline Leal.
Hospitais
Já para os casos de maior gravidade, os hospitais referência são o Hospital Regional Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, e o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, que atenderão 24 horas para casos de emergência.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes/Kássia Dalmagro
Fotos: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS