22.12.2025 - 16:33h
BC encerra mutirões de castrações com mais de 700 animais atendidos em 2025
Última etapa de castrações contemplou três bairros da cidade
Balneário Camboriú encerrou nesta segunda-feira (22) as castrações itinerantes de cães e gatos. Com início em outubro, mais de 700 animais foram castrados por meio do Programa Castra Pet, lançado em setembro pela Prefeitura Municipal para o controle populacional de animais de estimação.
A última etapa do ano de castrações ocorreu de sexta-feira (19) até esta segunda-feira (22), passando pelos bairros dos Municípios, Centro, Vila Real e Nova Esperança. Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semam), o serviço é prestado de forma itinerante, em locais e datas definidas pela Semam. As cirurgias são feitas em ônibus ou carreta devidamente equipados para o atendimento.
Das 703 castrações realizadas, 140 foram no bairro São Judas; 105 no Nações; 96 na Barra; 96 nos Municípios; 89 no Centro; 90 no Vila Real e 87 no Nova Esperança.
O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, destaca que o programa Castra Pet é um marco no cuidado e na proteção animal em Balneário Camboriú. Iniciado em outubro, com a meta de castrar 1 mil animais, o programa já ultrapassou a marca de 700 castrações e segue avançando.
“Essa iniciativa itinerante, liderada pelo Governo Juliana Pavan e Nilson Probst, percorreu os bairros levando atendimento gratuito e eficiente, com o objetivo de controlar a população de animais, promover bem-estar e fortalecer as políticas públicas de proteção animal. Estamos preparados para ampliar ainda mais este trabalho em 2026, garantindo que a castração itinerante continue sendo uma política pública sólida, próxima das pessoas e comprometida com um desenvolvimento urbano responsável e humano”, disse.
Na tarde de terça-feira (23), será realizada uma reunião entre a Semam e o Conselho de Proteção dos Animais para avaliar o processo de castração itinerante e também definir as próximas datas para 2026.
Cadastro
Para castrar o pet, o tutor deve cadastrá-lo por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform?usp=dialog ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. As castrações serão previamente agendadas com os tutores dos animais inscritos, que serão informados também sobre os cuidados no período pré-operatório. Serão atendidos prioritariamente animais de estimação de pessoas inseridas no Cadastro Único e de protetores, mas a inscrição é aberta ao público em geral. Os animais que não forem atendidos neste ano ficarão no cadastro de cirurgia do Castra Pet para 2026.
Castra Pet
No total, o programa Castra Pet de 2025 disponibilizou mil castrações gratuitas de cães e gatos. Cada procedimento inclui consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias), fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e atendimento pós-operatório (se for necessário). O investimento do Município é R$ 270.806. Parte desse recurso (R$ 96 mil) foi arrecadada durante a Festa dos Amigos deste ano e repassada para o Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Idade e raça dos animais
Serão castrados cães e gatos de quatro meses a oito anos de idade. Animais das raças pug, spitz alemão e bulldogs não serão castrados.
__________________
Informações adicionais:
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Leonardo Slaifer
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS