16.12.2025 - 12:16h
Delegados da revisão do Plano Diretor apresentam propostas para o futuro de BC
O colégio de delegados não-governamentais do processo de revisão do Plano Diretor se reuniu, na tarde desta segunda-feira (15), com a prefeita Juliana Pavan e membros do governo para apresentar propostas de mobilidade, densidade urbana, bem como outros assuntos referentes à revisão da Lei do Microzoneamento de Balneário Camboriú.
A reunião, que antecedeu a conferência de apresentação da minuta prévia - a ser realizada nesta quinta-feira (18) e, se necessário, sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores, em sessão aberta ao público -, teve o objetivo, segundo a representante da câmara técnica não-governamental, Deise Fumoto, de apresentar demandas e anseios do que vêm sendo discutidos desde 2022, promovendo síntese e conciliação entre os diferentes pontos, bem como chegar a um consenso que resulte no melhor projeto possível para a cidade.
Deise, que avalia a reunião de forma extremamente positiva, complementa que a proposta dos delegados não-governamentais é garantir a consolidação dos corredores de desenvolvimento de forma igualitária, tanto no Centro quanto nos bairros, de modo que comportem um sistema de mobilidade, um novo projeto de arborização, implantação de novo mobiliário urbano e, consequentemente, uma nova dinâmica de vida urbana para Balneário Camboriú.
A prefeita Juliana Pavan agradeceu a participação de todos e afirmou que respeita profundamente os delegados não-governamentais, que nos últimos anos não foram ouvidos e respeitados como deveriam. “Desde o início da nossa gestão, mantivemos as portas abertas para recebê-los e todos foram convidados a participar dos debates. Reforço que nenhuma decisão será tomada a portas fechadas. Nosso compromisso é com a cidade e com os moradores que, por muito tempo, também não tiveram suas vozes consideradas. Não vou aceitar que os bairros se tornem reservas de mercado para o futuro, e voltem a ser desassistidos. É fundamental olhar para a cidade como um todo, garantindo que o crescimento ocorra de maneira organizada, sincronizada e linear. O momento é agora: precisamos estruturar os eixos econômicos, assegurar investimentos mas, ao mesmo tempo, planejar a cidade com responsabilidade, pensando nas futuras gerações”.
Em relação ao processo de revisão das leis do Plano Diretor e do Microzoneamento, a prefeita ressaltou: “Encerramos o primeiro ano de governo com um compromisso assumido desde o início: trabalhar junto à equipe de planejamento e ao colégio de delegados. Foi o esforço coletivo que nos permitiu concluir esse primeiro ano com o Plano Diretor encaminhado à Câmara para votação. Esse resultado merece reconhecimento, porque se trata de um processo que vinha sendo construído há muito tempo e que, em determinado momento, foi desacreditado por muitos - inclusive pessoas que me disseram que não acreditavam que seria possível avançar. Agora, entramos em um momento sensível de discussão sobre o uso e ocupação do solo, um tema que naturalmente gera divergências, diferentes opiniões e interesses diversos - todos legítimos. É fundamental ouvir a todos, mas é importante reforçar que as decisões não serão tomadas aqui, mas junto com a cidade, e é pensando nela que esse processo continuará sendo conduzido com responsabilidade e transparência”, concluiu.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7035
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Pedro Henrique Homrich
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS