15.12.2025 - 14:51h
Balneário Camboriú hasteia Bandeira Azul durante cerimônia no Estaleirinho
Prêmio internacional é concedido para praias e marinas que atendem mais de 30 critérios
A manhã desta segunda-feira (15) em Balneário Camboriú foi marcada pelo hasteamento da Bandeira Azul da temporada de verão 2025/2026, programa que sinaliza aos banhistas os locais que possuem qualidade de água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação e educação ambiental. Na cidade, as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho foram contempladas com o prêmio internacional, além da Marina Tedesco, que recuperou a bandeira neste ano.
A cerimônia foi realizada no Restaurante Costão Parador, no Estaleirinho, e contou com a presença da prefeita Juliana Pavan, do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, da especialista ambiental e coordenadora do programa Bandeira Azul em BC, Luana Mocelin de Camargo, além do deputado estadual Carlos Humberto, vereadores e autoridades das forças de segurança.
A bandeira ficará hasteada ao longo da temporada, nos horários em que houver guarda-vidas. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade também reformou decks e passarelas nos locais que foram premiados, bem como providenciou banheiros e chuveiros que funcionarão das 7h às 19h durante todos os dias da temporada.
A prefeita Juliana Pavan ressaltou que o compromisso do governo é garantir o respeito com o meio ambiente, proporcionando praias limpas não apenas para os turistas, mas também para os moradores da cidade, buscando cada vez mais qualidade de vida para quem vive em Balneário Camboriú.
“É uma ação extremamente importante e necessária, onde movimenta todo o nosso turismo. Mas é importante falar que a bandeira está ali, ela foi hasteada, mas a participação, a conscientização, ela precisa ser permanente para que possamos crescer e avançar a cada ano. São três bandeiras azuis nas nossas praias, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, e agora a Marina Tedesco também. E eu tenho um sonho, que é logo ter a Bandeira Azul na nossa Praia Central. Tudo isso já está sendo feito, um trabalho muito responsável e focado, tanto da Emasa como do Meio Ambiente, para que possamos avançar a cada dia”, destacou.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, reforçou que a premiação internacional acontece através de um trabalho contínuo. “As bandeiras não sobem sozinhas, elas dependem de um trabalho muito sério, com muita técnica, muita disciplina, porque elas não limpam a água, elas não fiscalizam o esgoto, elas não separam o lixo, elas não mudam o comportamento. O que muda o comportamento é quando um governo, juntamente com as lideranças comunitárias, decidem sensibilizar a população e, com a contribuição da comunidade, efetiva um trabalho que é consolidado”, disse.
A especialista ambiental e coordenadora do Programa Bandeira Azul em BC, Luana Mocelin de Camargo, comenta que receber a Bandeira Azul é receber o maior prêmio ecológico internacional de praias, marinas e embarcações de turismo.
“O município, para conseguir essa certificação internacional, ele passa por um júri nacional e outro júri internacional. Nós temos que cumprir 38 critérios, e esses critérios referem-se principalmente à balneabilidade. Nós temos que ter uma qualidade excelente de água, acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiro público de qualidade, preservação ambiental, preservação da nossa vegetação de restinga, passarelas de acesso e placas de identificação nas praias”, explicou.
Conforme Luana, além desses critérios, também há ações voltadas à educação ambiental. “Nós temos que fazer 15 atividades nas nossas praias durante a temporada, para conseguir manter e renovar anualmente a certificação”.
Em Balneário Camboriú, Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa Bandeira Azul na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente. Já Taquaras obteve a Bandeira Azul pela primeira vez em 2022. Na cidade, a Tedesco Marina reconquistou a premiação neste ano.
Bandeira Azul
Sob responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), Bandeira Azul é uma certificação internacional ecológica concedida a praias e marinas. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Para receber a bandeira, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.
Em anexo, sonoras da prefeita Juliana Pavan, do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, e da especialista ambiental Luana Mocelin.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7080
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC/ Marina Tedesco (imagens da marina)
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS