13.12.2025 - 20:44h
Escolinhas de ginástica rítmica encerram o ano com festival em Balneário Camboriú
Evento reuniu 114 alunas, que encantaram o público em mais de dez apresentações
As atletas das escolinhas de ginástica rítmica da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú participaram, neste sábado (13), de um festival de encerramento do ano aberto ao público em geral. O evento foi realizado no Ginásio Sérgio Lorenzatto (G2) e contou com mais de dez apresentações de alunas entre três e 19 anos de idade.
O festival começou com um desfile de abertura, no qual todas as 114 atletas participaram. Em seguida, as apresentações aconteceram por grupos e categorias.
Segundo a treinadora de ginástica rítmica da FME, Raiana Vasco, a organização foi pensada de acordo com o tema do festival: Emoções. “Iniciamos com sentimentos mais firmes, depois trouxemos algo mais esportivo. No meio entraram as crianças menores para dar um “quebra-gelo”, em seguida retornaram as atletas maiores e, ao final, trabalhamos uma atmosfera mais nostálgica. Tudo foi planejado para que o público vivesse uma verdadeira sequência de emoções”, explicou.
Os treinos acontecem duas vezes por semana, com duração de uma hora cada. Raiana afirma que, durante os treinos, trabalham-se muitos aspectos importantes, como coordenação, execução técnica, dificuldades específicas, preparação para competições e até os detalhes finais das coreografias. “Ao mesmo tempo, também incluímos brincadeiras e momentos de descontração, porque isso faz parte do processo. É um equilíbrio entre disciplina e diversão - e elas são muito empenhadas, se dedicam bastante e têm uma energia muito positiva”, concluiu.
Laura Rocha dos Santos Oliveira, de 19 anos, é aluna da FME há quatro meses e se diz feliz por estar participando do festival. “A gente treinou bastante e prolongou alguns horários de treino também. A gente sempre alongava no começo e depois ia pegando a coreografia, mas muitos passos a gente mudou e foi se ajeitando, dando nossas opiniões, foi um conjunto de ideias. Eu estava com bastante expectativa, pois já fiz ginástica antes e tinha parado por um tempo, então estava super ansiosa para poder fazer de novo”, ressaltou.
Como se inscrever
As meninas interessadas em ingressar na escolinha de ginástica rítmica devem, inicialmente, realizar o cadastro junto à Fundação Municipal de Esportes (FME), por meio do site https://www.fmebc.sc.gov.br/tiposdeturmas/1/escolinhas. Após o cadastro, a responsável deve entrar em contato com a FME, que fará o encaminhamento do contato da treinadora. Em seguida, devem ser informados dados como nome completo, data de nascimento e turno escolar da aluna. A treinadora então orientará sobre a existência de lista de espera, a posição da interessada e a previsão para o início das aulas.
Para evitar equívocos, vale destacar que a ginástica rítmica e a ginástica artística são modalidades diferentes. Enquanto a ginástica rítmica envolve coreografias com o uso de aparelhos, como fita, arco e bola, a ginástica artística é praticada em aparelhos como solo, trave, barras e salto.
_____________________
Informações adicionais:
Fundação Municipal de Esportes
(47) 3267-7086
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto e fotos: Pedro Henrique Homrich
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS