11.12.2025 - 16:12h
Vigilância Sanitária realiza análise de potabilidade da água em unidades municipais e estabelecimentos de BC
Solicitação para análise do Laboratório de Bromatologia deve ser feita via 1Doc
Com o objetivo de garantir a saúde e bem-estar da população e visitantes de Balneário Camboriú, o Laboratório de Bromatologia do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde trabalha com análises de potabilidade de água, realizadas em unidades de ensino, saúde, estabelecimentos comerciais e residenciais do município.
A coleta é realizada por laboratórios especializados que avaliam a qualidade química, física e microbiológica da água, detectando contaminantes que podem causar doenças ou prejudicar processos. A frequência da análise costuma ser semestral, especialmente após a limpeza de reservatórios, mas pode variar dependendo do tipo de negócio e da legislação local.
O diretor da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú, George Alan Schumann, explica que o laudo de potabilidade é necessário para garantir que a água consumida ou utilizada não tenha microrganismos patogênicos, substâncias químicas ou outros metais pesados, os quais causam doenças para os seres humanos, como diarreia, hepatites, infecções e outras doenças de origem hídrica.
“É de suma importância que seja feita análise com laudo de potabilidade da água em todos os estabelecimentos que realizam serviços como restaurantes, bares, lanchonetes, escolas, creches, hospitais, condomínios, indústrias de alimentos, todos os estabelecimentos no qual são feitos a utilização da água em algum processo que resulte no produto final que está sendo disponibilizado para consumo”, destacou.
A Secretaria de Saúde reforça que a análise da qualidade da água em estabelecimentos comerciais e residenciais no Brasil é regida principalmente pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde, que estabelece os padrões de potabilidade da água para consumo humano.
Como solicitar
Para solicitar a análise da potabilidade da água, basta entrar no site da Prefeitura de Balneário Camboriú (https://www.bc.sc.gov.br/index.cfm), clicar em protocolo e, no campo de busca, digitar “potabilidade”. Selecione DVIS (Laudo de Análise de Potabilidade da Água), clique em abrir on-line - Via Protocolo 1Doc. É necessário realizar o acesso com e-mail pessoal para fazer a solicitação. Por fim, informe a quantidade de pontos de coleta. Após a geração e pagamento da taxa de R$ 151,00, o comprovante deve ser encaminhado via 1Doc com um telefone de contato para agendamento.
Responsabilidades e obrigatoriedades
Estabelecimentos comerciais: A análise é obrigatória e fiscalizada pela vigilância sanitária. Locais que preparam alimentos, como restaurantes, ou que possuem grande circulação de pessoas (condomínios comerciais, hospitais, etc.) devem garantir a potabilidade da água.
Residências: Em residências unifamiliares, a responsabilidade pelo controle interno é do morador. No entanto, em condomínios residenciais (verticais ou horizontais), a administração (síndico/zelador) é responsável por garantir a qualidade da água fornecida aos usuários.
Fornecimento de água: A responsabilidade é dividida. A concessionária de abastecimento garante a qualidade da água até o ponto de entrega (hidrômetro). A partir da tubulação interna e reservatórios do imóvel, a responsabilidade pela manutenção da potabilidade passa a ser do proprietário ou administrador do local.
Em anexo, sonora do diretor da Vigilância Sanitária - George Alan Schumann.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS