09.12.2025 - 16:31h
Livro que resgata a culinária popular de Balneário Camboriú será lançado nesta quinta
“Sabores da Memória BC” tem patrocínio da LIC
Dedicado a resgatar a culinária popular de Balneário Camboriú, o livro “Sabores da Memória BC” será lançado nesta quinta-feira (11), às 19h, no campus da Univali de Balneário Camboriú, no Espaço do Conhecimento Compartilhado (Bloco 3). A obra é patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), por meio da Fundação Cultural.
Idealizado e escrito pela chef e fotógrafa Vero Rodríguez, “Sabores da Memória BC” é focado na culinária que nunca esteve nos holofotes, mas sempre esteve à mesa. O projeto do livro surgiu da percepção da chef sobre a falta de registros formais da culinária do cotidiano local.
“Não podemos falar da história de um povo sem falar da comida que acompanhou essas pessoas ao longo da vida”, destaca Vero.
Com versões física e digital, “Sabores da Memória BC” supera o formato tradicional de livros de cozinha. Além do passo a passo de cada receita, a publicação contém narrativas sobre os personagens, as origens e os contextos culturais que moldaram os sabores da cidade.
A obra reúne 20 receitas, entre salgadas e doces, da gastronomia nativa ou de outras terras. Entre elas, estão a sopa de siri da Celinha, a tainha à moda dona Maria, a caponata de coração de banana da Carla, o homus da Claudia e as arepas da Zurima. A publicação tem registros fotográficos de Bruno Kirilos, pesquisa e texto assinados pela própria Vero, design gráfico de Fernanda Moro e revisão da jornalista Josie Mendes.
A versão impressa será distribuída gratuitamente em pontos como a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, escolas, Fundação Cultural e a própria Univali. Já a edição digital ficará disponível para download no Instagram @saboresdamemoriabc.
Oficinas
O projeto “Sabores da Memória: Resgatando Receitas Ancestrais de Balneário Camboriú” promoveu também três oficinas culinárias abertas à população, com demonstrações ao vivo de algumas das receitas. Os encontros ocorreram na Casa Linhares, na sede do Sindisol/CDL/Sindilojas e no campus da Univali.
Sobre a autora
Curitibana radicada em Balneário Camboriú desde os 16 anos, Vero Rodríguez é formada em Gastronomia – Chef Internacional e Pâtissier pela Univali, além de fotógrafa premiada nacional e internacionalmente. Criadora de conteúdo no perfil @instadavero e sócia da @prana_bc, ela reúne técnica e sensibilidade em uma trajetória dedicada à cultura alimentar.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações do texto da assessoria de impresa do projeto
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS