08.12.2025 - 17:08h
COSIP encaminha 13 toneladas de cabos para descarte ambientalmente responsável
Quantidade representa o acumulado das operações semanais de limpeza da rede de iluminação pública desde julho
A Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP) de Balneário Camboriú encaminhou, nesta segunda-feira (8), cerca de 13 toneladas de cabos inservíveis para destinação ambientalmente correta. O montante foi acumulado ao longo das ações semanais de limpeza dos postes de iluminação pública de julho até o momento.
Essa é a segunda vez que o recolhimento acontece. No final de junho, foram enviadas mais de 15 toneladas de materiais acumulados nos três primeiros meses da ação - iniciada em março.
A retirada e o transporte ficam a cargo da empresa GSM Ambiental, de São José dos Pinhais (PR), que executa o serviço sem custos para os cofres públicos. Os cabos seguem agora para São Paulo, onde serão processados conforme o tipo de material.
Os fios de fibra óptica, que já não possuem utilidade, serão enterrados de forma ambientalmente segura. Já os cabos de ferro e cobre passarão por trituração. Nesse processo, os componentes plásticos são separados dos metálicos, possibilitando a reciclagem e o reaproveitamento.
Para o diretor da COSIP, João Koeddermann, a iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade e com a segurança. “Todo o material recolhido nos mutirões fica armazenado temporariamente no pátio da COSIP. A parceria com a empresa é fundamental, porque garante a destinação correta sempre que necessário, mantendo o espaço limpo e organizado. Esse cuidado também evita o acúmulo de materiais que poderiam atrair insetos e representar riscos à saúde”, ressaltou.
Sobre a força-tarefa
Além de aumentar a segurança para pedestres, ciclistas e moradores, a iniciativa tem como objetivo organizar o cabeamento urbano e reduzir a poluição visual causada por fios soltos, em desuso ou emaranhados. Desde o início da ação, já foram recolhidas cerca de 28 toneladas de fios.
A força-tarefa é composta por equipes da COSIP, Celesc, empresas de telefonia, Procon, Fiscalização de Atividades Urbanas, agentes de trânsito e as secretarias de Obras e Planejamento. Moradores que identificarem irregularidades podem registrar reclamações ou denúncias pelos telefones 0800 666 7080, (47) 3267-7044 e (47) 99241-7800.
___________________
Informações Adicionais:
Cosip
(47) 3267-7044
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Pedro Henrique Homrich
Foto: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS