07.12.2025 - 21:24h
III Festival Teatral encerra calendário de fim de ano do CEAC
A noite deste sábado (6) foi marcada pelo último dia da programação de encerramento do ano do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC). O III Festival Teatral ocorreu no Teatro Municipal Bruno Nitz e reuniu mais de 300 pessoas, que assistiram aos espetáculos produzidos por 90 alunos da oficina de Teatro.
O evento fez parte de um extenso calendário, iniciado em 14 de novembro, que foi responsável por encerrar o ano letivo também para as oficinas de inglês, espanhol, ginástica rítmica, balé, jazz, patinação, música e hip hop.
“A expectativa já era sensacional e a realidade mais ainda. Cerca de 4 mil pessoas passaram por esses eventos nesse período e consideramos que foi um sucesso. Todos os eventos foram maravilhosos, tudo muito bem organizado. E eu sempre digo, uma escola pública de qualidade no contraturno escolar, igual o CEAC, não tem no Brasil. Então nós somos muito felizes pelo apoio que nós temos”, ressalta o diretor do CEAC, Douglas Bellasalma.
Na noite de sábado, cinco peças teatrais foram apresentadas: “O Programa”, “Dom Quixote”, “Mundos”, “Do outro lado do morro existe um sonho” e “Aos cuidados de quem cuida”.
Rematrículas
Os mais de 1200 alunos que integram o CEAC poderão fazer as rematrículas para o ano letivo de 2026 entre esta segunda (8) e terça-feira (9).
Para efetivar a vaga, basta levar os documentos necessários na sede (Rua Canelinha, nº 139 - Bairro dos Municípios), ou no polo da Barra (Rua Antônio Domingos da Silva, nº 147 - Bairro da Barra) das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Estudantes da rede municipal tem prioridade na escolha das vagas, e devem levar apenas o atestado de frequência emitido pela escola. Já os alunos que frequentam as oficinas e estudam em escolas privadas ou estaduais, devem também protocolar o atestado de matrícula para 2026 e um comprovante de residência atualizado.
Inscrições de novos alunos serão abertas apenas em 2026, em data ainda a ser divulgada.
Reestruturação do CEAC
O fim do calendário de encerramentos do CEAC coincide com a sanção da lei que reestrutura o centro educacional, ocorrida em evento realizado no salão paroquial da Capela Santo Amaro, no Bairro da Barra, também neste sábado.
O texto regulamenta as atividades do CEAC que, apesar de ter sido criado em 2016, ainda não dispunha de diretrizes formalizadas. Entre os eixos tratados na lei, estão: estrutura administrativa, definição do público-alvo atendido, modalidades de ensino, disponibilização de vagas e quadro de profissionais.
A legislação sancionada estabelece as competências e objetivos do CEAC, como, por exemplo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente através de ações educacionais, culturais e esportivas, extensão do processo de ensino-aprendizagem formal, formação abrangente e multidisciplinar, desenvolvendo habilidades essenciais da sociedade contemporânea.
Outras definições relacionadas à disponibilidade de vagas e gestão de pessoas foram regulamentadas por meio da lei sancionada. Todas podem ser lidas no documento em anexo.
“Essa lei garante a continuação do CEAC em todos os governos que possam vir futuramente. Então não tem mais o risco, como a gente corria antigamente: o CEAC vai continuar, é a garantia para as nossas crianças que os professores vão ficar ali e que nós teremos os polos abertos para que seja dada a continuidade a esse trabalho”, destaca o secretário de Educação, Leandro Índio da Silva.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Carolina Dors Menegazzi
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS