06.12.2025 - 19:44h
INFORME EMASA – DESLIGAMENTO EMERGENCIAL DO SISTEMA DE ÁGUA
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) informa que, na tarde deste sábado (06), foi necessário desligar emergencialmente o sistema de abastecimento de água de Balneário Camboriú para manutenção na adutora localizada na Rua 2550 com a Marginal Leste. A tubulação, que já vinha passando por manutenção, não suportou a pressão da água, o que obrigou a Autarquia a interromper a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a distribuição a partir dos reservatórios R1 e R2, eixos centrais do sistema de abastecimento da cidade. Como o sistema de setorização, em implantação ao longo de 2025, ainda não está 100% concluído, foi necessário despressurizar a rede para conter o grande fluxo de água e viabilizar o conserto da adutora.
Ressalta-se que este evento nada tem a ver com o ocorrido na noite de sexta-feira (05) no Bairro Nova Esperança. São situações distintas. O problema registrado no bairro foi solucionado na manhã deste sábado (06), com o abastecimento normalizado por volta de 12h. No entanto, em razão deste novo rompimento da adutora, além do Nova Esperança, toda a cidade está sendo afetada com oscilações e falta de água em diferentes regiões.
A Emasa e todo o seu corpo técnico estão no local acompanhando a execução do serviço, em conjunto com as equipes da empresa terceirizada. A previsão é de que, dentro de aproximadamente 3 a 4 horas, o sistema comece a ser restabelecido gradativamente, com normalização do abastecimento ao longo da noite.
Abastecimento emergencial por caminhões-pipa
A Emasa está disponibilizando caminhões-pipa para atendimento emergencial em pontos específicos da cidade. Os munícipes que necessitarem deste apoio devem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (47) 3261-0000, que funciona até 0h.
Unidades de saúde
Está sendo garantido o fornecimento de água ao Hospital Ruth Cardoso e às demais unidades de saúde que operam 24 horas.
Orientações após o retorno da água
Após a retomada do abastecimento, a água poderá apresentar turbidez (vir turva ou com coloração alterada) em algumas regiões, em razão da retomada do fluxo nas tubulações. Nesses casos, a Emasa orienta:
descartar a água que sair inicialmente das torneiras, deixando correr por alguns minutos até que volte a ficar limpa e transparente;
não utilizar água turva para consumo humano (beber, cozinhar, preparar alimentos ou mamadeiras);
em caso de dúvida quanto à qualidade, utilizar água mineral ou ferver a água por, no mínimo, 5 minutos antes do consumo;
se o problema de água turva persistir por muitas horas, entrar em contato novamente com a Emasa pelo WhatsApp (47) 3261-0000 para registro de ocorrência.
A Emasa pede a compreensão de toda a população pelos transtornos causados e reforça que está empregando todos os esforços técnicos e operacionais para restabelecer o sistema de forma segura e no menor tempo possível.
📞 WhatsApp EMASA: (47) 3261-0000
___________________
Informações Adicionais:
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
(47) 3261-0000
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Rafael Weiss
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS