06.12.2025 - 15:50h
Guardas municipais de BC recebem capacitação sobre atendimento às pessoas em situação de rua
Mais de 160 profissionais receberam a capacitação integrada desenvolvida por servidores das secretarias de Saúde e Assistência Social, Mulher e Família
Com objetivo de promover um atendimento cada vez mais técnico e humanizado para as pessoas em situação de rua, servidores das secretarias de Saúde e Assistência Social, Mulher e Família desenvolveram 10 encontros com guardas municipais de Balneário Camboriú. A capacitação integrada iniciou em setembro e encerrou na quinta-feira (4), envolvendo os 165 profissionais da GM.
Os encontros foram conduzidos pelo médico psiquiatra Alexandre Balestieri Balan, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), pela psicóloga e neuropsicóloga Rubia Branco Hildebrando, da Regulação Municipal, e pelo agente social Vinicius Peruzzi Michelena. Os conteúdos abordados abrangeram desde aspectos sociológicos e políticas públicas até saúde mental, comunicação e abordagem humanizada.
As parcerias serão mantidas em 2026, com o desenvolvimento de uma nova etapa da capacitação, a fim de garantir continuidade, aprimoramento e consolidação da política pública.
“Essas capacitações atendem às recomendações ministeriais e às políticas públicas de formação continuada dos profissionais que atuam diretamente com a população em situação de rua. Por meio dessa capacitação, conseguimos fortalecer uma abordagem mais ética, técnica e humanizada”, destacou a secretária de Saúde, Aline Leal.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, ressalta que a capacitação qualifica os profissionais que vão atuar em equipes multidisciplinares na abordagem para atendimento das pessoas em situação de rua.
"Vale destacar que esses atendimentos têm diversas dimensões, uma dimensão de segurança pública para qual os guardas são vocacionados, mas há aspectos envolvendo questões sociais, de saúde mental, de uso e abuso de drogas legais e ilegais, e dessa forma, essa interação com certeza propicia um atendimento mais humanizado, maior eficácia no atendimento e maior efetividade na resolução dos problemas que envolvem as pessoas em situação de rua em Balneário Camboriú", disse.
“Essa capacitação representa não apenas um avanço técnico, mas também um marco de integração entre as secretarias. Essa parceria intersetorial demonstra eficiência administrativa e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, pois valoriza e potencializa o conhecimento dos nossos próprios profissionais, evitando a necessidade de contratação de serviços externos e fortalecendo a rede interna de expertise”, reforçou a coordenadora do departamento de Recursos Humanos da Saúde, Dione Cristina de Liz.
Em anexo, sonoras de Aline Leal e de Araújo Gomes.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS