03.12.2025 - 19:22h
Proerd forma alunos de sete Centros Educacionais Municipais de BC
Ocorreu, na tarde desta quarta-feira (3), a formatura anual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Expocentro Júlio Tedesco. No total, 900 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Balneário Camboriú receberam o certificado de conclusão do programa.
Crianças de sete Centros Educacionais Municipais (CEMs) estiveram no evento: CEM Armando César Ghislandi, CAIC Ayrton Senna da Silva, CEM Presidente Médici, CEM Governador Ivo Silveira, CEM Dona Lili, CEM Nova Esperança e CEM Taquaras.
Na solenidade, também marcaram presença autoridades como o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú, Major Márcio Leandro Favoretto; a prefeita Juliana Pavan; o vice-prefeito Nilson Probst e os vereadores Anderson dos Santos e Ricardinho da Saúde.
“O Proerd é um programa preventivo. Ele é o primeiro programa que abre as portas para termos mais contato com a comunidade e com a rede escolar. Por meio do Proerd, conseguimos não apenas trabalhar a prevenção à violência e ao uso de drogas, mas também fortalecer a polícia comunitária e ampliar a visão que crianças e adolescentes têm sobre a Polícia Militar”, ressalta o major Favoretto, que representou o 12º BPM durante a formatura.
“A parceria entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias é o que torna esse programa tão forte, consolidado cada dia mais. Então, quando nós caminhamos juntos, nós garantimos que nossas crianças cresçam mais seguras, mais conscientes. É incrível o que a Polícia Militar vem desenvolvendo. Eu sempre participei e sempre apoiarei porque eu vejo que projetos como esse vêm ao encontro do compromisso que nós temos com a sociedade, de plantar uma semente para colher bons frutos”, aponta a prefeita Juliana.
Durante o ano, os alunos tiveram aulas semanais do Proerd com auxílio de policiais militares, nas quais lhes é apresentado um modelo de tomada de decisão específico para coibir o uso de entorpecentes e conscientizar as crianças acerca do uso de bebidas alcoólicas e práticas como o bullying. Além dos certificados, os estudantes receberam a visita do leão Daren, mascote do Proerd, que dançou a coreografia oficial do programa com as crianças.
“É extremamente gratificante para mim, como policial, ver esse carinho todo reunido no dia de hoje, eles prestigiando a nossa formatura, o nosso programa, e ao mesmo tempo mostrando para eles o lado bom, o caminho certo, que é viver longe das drogas e da violência”, pontua a cabo Priscila Helen Mocellin, uma das instrutoras do programa.
Sobre o Proerd*
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. No Brasil, ele chegou em 1992, no Rio de Janeiro e, desde 2002, está em todos os estados.
O objetivo do programa é capacitar crianças para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizadas por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitárias, integrando a PM, família e escola para valorização da vida e a construção de uma sociedade mais sadia, justa e feliz.
*Com informações da Polícia Militar de Santa Catarina.
Em anexo, sonoras da prefeita Juliana Pavan e do major Favoretto.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS