03.12.2025 - 09:35h
Revisão da Lei do Microzoneamento terá reunião de escuta à comunidade nesta quinta-feira na Barra
Encontro na Região Sul acontece na Colônia de Pescadores, a partir das 18h
O processo de revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (microzoneamento) segue em Balneário Camboriú. Nesta quinta-feira (4), acontece a reunião técnica e de escuta com delegados e comunidade no Bairro da Barra, que será realizada na Colônia de Pescadores, a partir das 18h.
“Nas últimas reuniões tivemos uma participação muito expressiva, o que reforçou a necessidade de continuarmos com as discussões antes da consolidação do texto-base - seguindo um pedido da prefeita Juliana Pavan. Para garantir que todos possam contribuir, abrimos uma data na Região Sul, para facilitar e ampliar a participação dos moradores”, afirmou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.
“Convidamos toda a comunidade a comparecer, esclarecer suas dúvidas, apresentar sugestões e colaborar ativamente na construção da minuta de revisão da lei que representa o futuro de BC. A presença dos moradores é muito importante para que seja possível planejar uma cidade mais justa, organizada e de acordo com a realidade e as necessidades de quem vive aqui”, ressalta a subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins.
A Colônia de Pescadores fica localizada na Rua José Francisco Vítor, nº 40, Bairro da Barra. O encontro será transmitido ao vivo pelo perfil oficial da Prefeitura no Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradebc), permitindo que a população acompanhe as discussões mesmo quando não puder participar presencialmente.
Centro
Antes do encontro no Bairro da Barra, mais uma reunião técnica e de escuta com delegados acontece nesta quarta-feira (3), às 18h, no Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa. A reunião também terá transmissão ao vivo.
Sobre o microzoneamento
O microzoneamento de uma cidade é um instrumento de planejamento urbano que divide o território municipal em pequenas zonas, cada uma com características, restrições e potenciais específicos. Ele detalha, de forma mais precisa do que o zoneamento geral, como cada área pode ser utilizada, considerando fatores como densidade populacional, tipologia das edificações, usos permitidos, preservação ambiental e infraestrutura existente.
Além de estabelecer critérios mais minuciosos para ocupação e uso do solo, o microzoneamento também serve como base para políticas públicas, investimentos e direcionamento de serviços, com foco na sustentabilidade, na mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é tornar a cidade mais humana, democrática e ambientalmente responsável.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7035
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto e fotos: Pedro Henrique Homrich
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS