02.12.2025 - 14:13h
CCPU reforça ações para controle e prevenção contra pragas em toda a Avenida Atlântica
Ação é realizada por agentes de endemias e veterinários da Barra Norte à Barra Sul
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), ampliou os trabalhos de desratização na Avenida Atlântica, do deck e molhe da Barra Norte até o molhe da Barra Sul. A ação é realizada por meio do Controle de Roedores na Orla, programa de monitoramento e ações anuais com foco em reduzir a população de ratos e prevenir contra doenças causadas pela espécie.
A ação reúne equipe de agentes de endemias e veterinários, que utilizam iscas rodenticidas estrategicamente colocadas, para evitar o contato com outros animais, crianças, bem como nascentes, rios e praia.
O coordenador do CCPU, Germano Campos da Silva Neto, explica que o monitoramento consiste em vistorias quinzenais, de todos os pontos de iscagem e também de ocorrências pontuais.
“Nossa equipe conta com dois veterinários, mais os agentes de endemias, que atuam continuamente no controle de pragas no município. Esse trabalho é fundamental para prevenir doenças causadas pelos roedores, principalmente com a chegada da temporada. Esse é um trabalho criterioso e indispensável para garantir uma cidade mais segura e limpa para todos”, destacou.
CCPU também atua com controle de escorpiões
Além do controle de ratos, o CCPU também realiza o controle e prevenção de pragas sinantrópicas, que inclui o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), uma das principais espécies causadoras de acidentes graves. O animal mede até 7 centímetros de comprimento e tem o veneno de maior gravidade, podendo levar à óbito, principalmente se envolver crianças e idosos.
A captura dos escorpiões é realizada com auxílio de agentes da vigilância ambiental, sendo os animais identificados e encaminhados para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina. Esse trabalho é importante para o município, que recebe de volta soros para serem utilizados em caso de acidentes com o animal.
Em Balneário Camboriú, os locais com maiores registros de identificação de escorpiões são no Centro e Praia dos Amores. A captura desses animais possui importância médica, uma vez que possibilita a produção do soro para a picada, que neutraliza o veneno em circulação.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS