02.12.2025 - 10:11h
Balneário Camboriú integra nova Associação Brasileira de Aviação Pública Não Tripulada
Entidade criada no Encontro Drone.Gov será formalizada nas próximas semanas e reforça o protagonismo do município no uso de drones para segurança e Defesa Civil
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, terá a Guarda Municipal integrada à Associação Brasileira de Aviação Pública Não Tripulada e de Sistemas Embarcados, que deve ser formalizada como pessoa jurídica nas próximas duas semanas junto à Receita Federal. A entidade foi estabelecida durante o I Encontro Nacional de Aviação Não Tripulada Pública, Drone.Gov, realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, em Brasília.
A participação de Balneário Camboriú no Drone.Gov reforça o avanço tecnológico do município no uso de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) tanto na segurança pública quanto nas operações de Defesa Civil. Atualmente, o município utiliza drones em monitoramentos preventivos, apoio a ocorrências, combate ao tráfico, busca por pessoas desaparecidas, mapeamento de áreas de risco e avaliações rápidas após eventos climáticos, garantindo respostas mais ágeis e precisas.
O secretário de segurança e Ordem Pública, Coronel Araújo Gomes, ressaltou que a participação de Balneário Camboriú reforça o avanço tecnológico do município e seu papel no cenário nacional.
“Integrar essa associação é um passo importante para ampliarmos a eficiência operacional e fortalecermos políticas de segurança baseadas em tecnologia”, afirma.
Além de aplicações táticas da Guarda Municipal, a Defesa Civil de Balneário Camboriú também tem ampliado o uso de tecnologia embarcada em drones, especialmente em ações de prevenção e mitigação de riscos. A capacidade de captar imagens aéreas em alta resolução, operar em condições adversas e utilizar câmeras térmicas permite intervenções mais seguras em áreas de deslizamento, alagamentos e monitoramento de encostas.
O diretor da Defesa Civil, Patrick Machado, destacou que o uso de drones pode ampliar a capacidade de resposta da Defesa Civil. Ele afirma que “os drones reforçam operações mais seguras e esse movimento fortalece ainda mais o trabalho de proteção à população.”
A integração da guarda municipal ao corpo de membros fundadores da nova associação destaca o reconhecimento nacional da equipe técnica da cidade. O representante do município, Alessandro Porto, atuará diretamente no desenvolvimento de estudos, debates regulatórios e propostas de inovação que devem orientar o uso de drones no serviço público em todo o país.
A Associação
A Associação Brasileira de Aviação Pública Não Tripulada e de Sistemas Embarcados terá diretoria e conselho fiscal com mandatos de dois anos, além de encontros técnicos anuais. A entidade reunirá pilotos institucionais experientes, além de universidades e centros de pesquisa como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com foco no fomento de pesquisa, desenvolvimento e ensino para o aprimoramento do uso de drones pela Administração Pública.
_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Priscilla Gomes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS