27.11.2025 - 14:29h
Delegação da República Dominicana conhece projeto Produtor de Água do Rio Camboriú
Visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA) marca intercâmbio internacional em conservação do solo e da água na bacia do Rio Camboriú
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú recebeu na manhã desta quinta-feira (27), na Estação de Tratamento de Água (ETA), representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e uma delegação técnica da República Dominicana para troca de experiências em conservação do solo e da água na bacia do Rio Camboriú, através do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú.
A delegação da República Dominicana é formada por engenheiros, técnicos ambientais e gestores de projetos do Ministério de Minas e Energia do país caribenho. Eles vieram ao Brasil especialmente para conhecer iniciativas de referência em proteção de mananciais, entre elas o Produtor de Água, que se destacou pela tradição e pelos resultados positivos na conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, fez a recepção oficial e apresentou a estrutura da Autarquia e o papel da empresa no saneamento de Balneário Camboriú. “É uma honra para a Emasa receber uma delegação da República Dominicana interessada em conhecer de perto o sucesso do nosso Produtor de Água. Esse tipo de integração e intercâmbio mostra que as soluções construídas aqui na bacia do Rio Camboriú podem inspirar outros países, fortalecendo a cooperação internacional em torno da conservação dos recursos hídricos”, destacou Auri.
Na sequência, a coordenadora do Projeto Produtor de Água, Rafaela Comparim dos Santos, apresentou aos visitantes o histórico da iniciativa, seus objetivos, metodologia de trabalho, resultados alcançados ao longo dos anos, experiências com os produtores rurais e situações vividas em campo. Ela também respondeu a diversas perguntas da delegação dominicana sobre financiamento, participação dos proprietários, monitoramento dos indicadores e desafios de implementação.
Segundo a Agência Nacional de Águas, o intercâmbio entre Brasil e República Dominicana é resultado de uma política bilateral de cooperação entre os dois países. Com o aumento do turismo e avanços expressivos em ações de reflorestamento, os dominicanos buscam aperfeiçoar suas práticas de conservação, aprendendo técnicas e modelos de gestão já consolidados no contexto brasileiro.
Como parte da programação, nesta sexta-feira (28) a delegação seguirá para o interior de Camboriú para visitar propriedades rurais participantes do Projeto Produtor de Água. No local, os visitantes irão conhecer de perto as experiências dos produtores, as áreas em restauração florestal, as práticas de conservação de solo e as formas de manejo adotadas, observando na prática como o projeto contribui para a proteção da bacia e a segurança hídrica da região.
________________________
Informações Adicionais:
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
(47) 3261-0000
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Rafael Weiss
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS