26.11.2025 - 14:25h
Balneário Camboriú realiza campanha contra exploração do trabalho infantil
Ação da Prefeitura em parceria com Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Abordagem Social ocorre nesta quinta-feira (27) em diversos pontos da cidade
Balneário Camboriú realiza nesta quinta-feira (27) uma campanha integrada contra a exploração do trabalho infantil. A ação envolve o Conselho Tutelar, a Guarda Municipal e equipe da Abordagem Social, com atuação em diversos pontos da cidade onde há registro de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
A campanha tem como objetivo demonstrar aos moradores e turistas que o município está preparado para atender famílias em situação de vulnerabilidade, além de orientar a população a não cooperar com a prática. De acordo com o levantamento do Conselho Tutelar, muitas das crianças exploradas por este tipo de trabalho infantil não residem no município, o que dificulta o acompanhamento.
De acordo com a presidente do Conselho Tutelar, Cristiane Amorim, quanto mais as pessoas doarem, mais elas permanecem nessa situação, pois entendem que a população concorda com a exploração. "É importante que as pessoas sejam esclarecidas para não auxiliar as crianças e adolescentes na sinaleira, e sim denunciar para abordagem social, através do número 156", afirma.
O responsável pela Abordagem Social, Amarildo Sartor, informa que a campanha começa de manhã e vai até o final do dia, sendo realizada principalmente com cartazes para divulgar os canais de denúncia. "O objetivo da ação é coibir o trabalho infantil, que inclui menores que fazem arrecadação nos semáforos e até mesmo pais e mães que utilizam crianças ou bebês, como tem sido observado. Isso é inaceitável", ressalta.
Amarildo reforça que o primeiro contato deve ser feito com a Abordagem Social pelo telefone 156, e não diretamente com o Conselho Tutelar. Ele explica que, após a abordagem e identificação, caso seja constatado que a criança está sendo usada para fins de arrecadação, são acionados a Guarda Municipal ou a Polícia Militar e, em seguida, o Conselho Tutelar para os encaminhamentos e condução.
A diretora da Divisão do Sistema Único da Assistência Social (Suas), Candice Cazorla, avalia que campanhas como essa alcançam grande fluxo de pessoas e tornam o trabalho infantil impossível de ser ignorado no cotidiano urbano. “A proteção à infância exige investimento social, compromisso político, fiscalização efetiva e o reconhecimento de que nenhuma criança deve carregar a responsabilidade que pertence à família, Estado e sociedade”, afirma.
Horários e locais das ações
Das 7h30 às 8h30, na Avenida do Estado, esquina com Rua São Paulo;
Das 11h30 às 12h30, na Avenida Brasil em frente ao Shopping Atlântico;
Das 17h30 às 18h30, na Avenida das Flores, esquina com Avenida Marginal Leste.
As denúncias ou comunicações podem ser feitas pelo telefone 156, da Abordagem Social, ou diretamente com o Conselho Tutelar através do telefone/WhatsApp (47) 9.9982.1958 e plantão 24h (47) 9.8883.7585.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Gustavo Petry
Fotos: Divulgação/Conselho Tutelar
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS