26.11.2025 - 13:57h
Conselho Tutelar de Balneário Camboriú divulga resultado do concurso de desenho
Os desenhos selecionados serão expostos na brinquedoteca da sede do Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar de Balneário Camboriú divulgou nesta terça-feira (25) o resultado do concurso de desenho voltado a estudantes da rede municipal. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), teve como objetivo fortalecer o conhecimento sobre o papel e as atribuições do Conselho Tutelar na proteção integral de crianças e adolescentes.
Foram selecionados quatro trabalhos, um de cada categoria participante: pré-escola, anos iniciais, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC Projeto Oficinas). O critério de julgamento não foi a qualidade técnica do desenho, mas sim a representação mais fiel e criativa da função do Conselho Tutelar na proteção das crianças e adolescentes, demonstrando a compreensão do estudante sobre o tema.
A comissão de pré-seleção foi composta por cinco conselheiros tutelares, representantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - que integram a rede de atendimento -, um representante da coordenação de políticas públicas para crianças, um representante do comitê de escuta especializada e duas representantes da ronda escolar, além de representantes dos apoiadores Sicredi e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção Balneário Camboriú.
Já a comissão julgadora final foi composta pelos cinco conselheiros tutelares, um representante de cada categoria indicado pela Seduc, o secretário interino de Educação Leandro Índio da Silva e por um membro do SUAS, representando a rede de atendimento.
Como premiação, cada estudante contemplado receberá um kit de material escolar, um brinde surpresa e um par de ingressos para um local temático. Os prêmios foram fornecidos pelo Sicredi e pela OAB, e a entrega dos itens será realizada na próxima terça-feira (2), às 13h30, na própria sede do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú.
Os demais desenhos, que não foram premiados, também vão participar de exposições promovidas pelo Conselho Tutelar ao longo de 2026, até que seja realizada a próxima edição do concurso.
Aproximar e conscientizar
A presidente do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú, Cristiane Amorim, explica que a ação busca estabelecer uma conexão com os estudantes. "A iniciativa se deu pela necessidade de aproximar o Conselho Tutelar dos alunos, pois a maior porta de entrada de denúncia são as escolas, onde os alunos se sentem seguros e confiam nos profissionais para relatar situações de violência", afirma.
Cristiane ressalta, entretanto, que ainda existe uma percepção equivocada sobre o trabalho do Conselho. "Infelizmente, há muitas pessoas que veem o Conselho como órgão repressor e intimidador, não como órgão protetor. A ideia então é que os alunos entendam nossa atuação e que nós existimos para protegê-los", completa.
Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar atua na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, assegurando o acesso à saúde, educação, convivência familiar e outros direitos fundamentais. O órgão também atua em situações de negligência, violência, abandono e exploração, orientando famílias e promovendo os encaminhamentos necessários aos serviços públicos.
Premiados
Os desenhos selecionados foram elaborados pelos seguintes estudantes:
- Pré-escola: Bernardo da R. G. - Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel;
- Anos iniciais: Maria Clara B. F. G. - Centro de Educação Municipal (CEM) Professor Armando César Ghislandi;
- Anos Finais: Valentina J. - Centro de Educação Municipal (CEM) Presidente Médici;
- CEJA: Gabrielly L. F.;
- CEAC: Lucas H. Dos S. M.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Gustavo Petry
Fotos: Divulgação/Conselho Tutelar
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS