22.11.2025 - 17:14h
Mutirão castrou mais de 200 animais nesta sexta e sábado em Balneário Camboriú
Procedimentos foram realizados nos bairros Nações e Barra
Ao todo, 203 animais foram castrados nesta sexta-feira e sábado (21 e 22) em Balneário Camboriú por meio do Programa Castra Pet, lançado pela Prefeitura para o controle populacional de animais de estimação. Nações e Barra foram os bairros atendidos pelo CastraBus, ônibus onde ocorrem os procedimentos cirúrgicos.
Na sexta-feira, o veículo esteve no Bairro das Nações, estacionado em frente ao Centro de Treinamento Comunitário (CTC), quando 61 cães e 44 gatos foram castrados. Já no segundo dia, na Praça do Pescador, na Barra, foram atendidos 51 cães e 47 gatos.
As gatas Maria Flor e Maria estavam na fila do Castrabus na sexta-feira à tarde. Ariscas, nascidas em uma mata no Bairro Ariribá, as gatinhas de cerca de um ano de idade foram resgatadas pela protetora Gilsemary Araújo, conhecida como Jussi. Assim como as pessoas inseridas no Cadastro Único, os protetores de animais têm prioridade no Castra Pet. Antes da existência do programa, Jussi havia encaminhado para castração 14 gatos, pagando com recursos próprios pelos procedimentos. “Eu estava desde a parte da manhã tentando pegar as gatas. Elas vieram comer com os meus gatos e consegui capturá-las”, contou Jussi.
Também foram castrados o cão Benji, de um ano, e o gato Mino, de cinco meses, levados ao CatraBus por Christianne de Jesus e seu filho, Carlos Eduardo de Jesus. “É muito legal essa iniciativa, porque a castração é muito cara”, disse Carlos Eduardo.
Iniciada em 19 de outubro, no Bairro São Judas Tadeu - onde 140 animais passaram pelo procedimento -, a castração itinerante é uma novidade prevista pelo Programa Castra Pet. Em vez de ser realizado em clínicas veterinárias, como em anos anteriores, o serviço é prestado sob a forma de campanha itinerante, em locais e datas definidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
“Com este mutirão, ultrapassamos os 340 animais atendidos pelo Castra Pet em Balneário Camboriú. Encerramos neste sábado a ação já com foco na próxima, para que possamos o quanto antes atender as mais de 800 inscrições que já recebemos. A mudança para castrações itinerantes foi muito bem recebida pela comunidade, que tem participado ativamente com seus animais”, disse o secretário de Meio Ambiente, Nelson Oliveira.
No CastraBus, os animais recebem também um microchip, que é inserido no dorso deles. Do tamanho de um grão de arroz, o dispositivo ajuda na identificação do pet.
O Município disponibilizou, ao todo, mil castrações gratuitas. Até este sábado (22), 860 animais estavam inscritos. Para inscrever o pet, o tutor deve cadastrá-lo por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform?usp=dialog ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. Mesmo que as vagas para as mil castrações se encerrem, os tutores podem continuar cadastrando cães e gatos. A próxima ação está prevista para 21 e 22 de dezembro.
Castra Pet
No total, serão mil castrações de cães e gatos. Cada procedimento inclui consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias), fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e atendimento pós-operatório (se for necessário). O investimento do Município é de R$ 270.806. Parte desse recurso (R$ 96 mil) foi arrecadada durante a Festa dos Amigos deste ano e repassada para o Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Cadastramento
Por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform?usp=dialog ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651.
Serão atendidos prioritariamente animais de estimação de pessoas inseridas no Cadastro Único e de protetores, mas a inscrição é aberta ao público em geral.
Idade e raça dos animais
Serão castrados cães e gatos de quatro meses a oito anos de idade. Animais das raças pug, spitz alemão e bulldogs não serão castrados nos mutirões (porque são necessários exames antes do procedimento).
Pré-operatório
Cuidados necessários
No dia da castração
* Jejum pré-operatório obrigatório (se não cumprido, não será feito o procedimento no animal);
* Alimentar o cão às 6h;
* Alimentar o gato às 9h;
* O gato deve ser conduzido em caixa de transporte ou caixa de papelão (não colocar cobertor/almofadas etc. dentro da caixa, somente o gato);
* O cão deve ser conduzido em guia, com coleira, e, se necessário, usar focinheira;
* Trazer um cobertor no dia da cirurgia;
* O animal deverá usar OBRIGATORIAMENTE o colar (cone) no pescoço ou malha pós-cirúrgica depois da cirurgia
(Em anexo, sonora do secretário de Meio Ambiente, Nelson Oliveira)
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Texto: Silvana de Castro
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS