18.11.2025 - 17:04h
Visitas técnicas visam manter a qualidade do atendimento em unidades escolares que utilizam voucher
Em ação realizada na última quinta-feira (13), uma unidade foi notificada para realizar ajustes
A Comissão de Fiscalização do Contrato para a Compra e Venda de Vagas das Escolas Privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Entidades Filantrópicas do Município de Balneário Camboriú está realizando visitas periódicas em todas as 14 unidades que utilizam vouchers da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é certificar que as unidades, que atendem um total de 1.294 crianças, estejam seguindo parâmetros estruturais, pedagógicos e sanitários.
Na última quinta-feira (13), por exemplo, uma das 14 escolas particulares que atendem crianças via voucher foi notificada pela Comissão após duas visitas técnicas. Depois do levantamento das irregularidades pela comissão da Secretaria de Educação, visitas foram realizadas em conjunto com o Procon, Vigilância Sanitária e Conselho Municipal de Educação (Conseme).
Uma das visitas in loco, feita em outubro pela comissão, identificou 16 itens que deveriam passar por adequações. A comissão deu um prazo de sete dias para as readequações e, na última quinta-feira, retornou ao local. Embora providências tenham sido adotadas para corrigir a maioria dos requisitos, quatro deles ainda estavam pendentes.
Entre os itens que ainda não foram solucionados, estão: ausência de amostras de alimentos oferecidos nas refeições aos alunos, determinação que deve ser seguida para orientação nutricional; fragilidades no acesso à casa de gás; preparo de mamadeiras em sala de aula (que deveria ser feito em espaço apropriado); e falta de proteção emborrachada na estrutura metálica da quadra da escola.
A comissão orientou que as pendências sejam regularizadas com máxima brevidade. Reforçou-se, também, que os ajustes devem estar concluídos e documentados para apresentação na próxima visita técnica.
“Manter a segurança dos alunos que estão nessas unidades é nossa prioridade. Mais de 220 crianças do voucher frequentam diariamente apenas a escola notificada, então é fundamental que o trabalho feito pela comissão mantenha a ordem no serviço prestado e, acima de tudo, a qualidade do atendimento”, afirma a diretora-geral da Secretaria de Educação, Kelli Dacol.
As visitas in loco feitas pela comissão em parceria com o Conseme continuarão com calendário específico nas demais unidades particulares que recebem alunos via voucher até o fim de 2025.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS