14.11.2025 - 17:00h
Seminário Municipal de Educação reúne mais de dois mil profissionais no Expocentro Júlio Tedesco
Esta sexta-feira (14) foi marcada pelo Seminário Municipal de Educação de Balneário Camboriú, evento promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), que neste ano teve como tema “Tecendo em rede: conexões que transformam”. O encontro anual reuniu, ao longo de todo o dia, cerca de 2.400 profissionais no Expocentro Júlio Tedesco.
“O futuro da educação passa por momentos como esse, de formações continuadas com o padrão de qualidade que os profissionais merecem. Temos que ouvir quem entende, ouvir quem está na ponta para que juntos possamos tomar as melhores decisões em termos de conteúdo pedagógico e da prática curricular, mas também avaliar todas as variáveis que compõem o padrão de governança que nos garantirá uma educação de ainda mais qualidade”, ressalta o secretário interino de Educação, Leandro Índio da Silva.
O objetivo central do seminário foi o de integrar servidores da Rede Municipal de Ensino para formação e socialização de experiências pedagógicas. Na abertura, houve apresentações das turmas de balé e jazz do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) Projeto Oficinas.
Já durante o dia, foram apresentados 13 projetos selecionados que foram desenvolvidos durante o ano de 2025, tanto nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs), com projetos investigativos sobre diversos temas relacionados ao "desemparedamento" da infância e à interação das crianças com a natureza, quanto nos Centros Educacionais Municipais (CEMs), contemplando temas como o enfrentamento ao capacitismo, inovação e tecnologia, alfabetização e letramento, ensino de Libras, desafios matemáticos, entre outros.
Além disso, o encontro contou com duas palestras: na parte da manhã, a mestre em Educação Gilmara da Silva discorreu sobre o tema “Seja apoio para quem apoia”. Já na parte da tarde, foi a vez da educadora Tânia Marques falar sobre a identidade docente. Também durante o período vespertino, uma roda de conversa com a participação dos professores Wagner Eduardo Estácio de Paula, Rosana da Silva Machado e Wilson Vieira Filho teve como tema central a implementação da Lei nº 10.639/2003: desafios e possibilidades para uma educação antirracista.
Participaram do Seminário Municipal de Educação de Balneário Camboriú: professores, administradores escolares, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), auxiliares de Atendimento Educacional Especializado, orientadores, supervisores e gestores das unidades escolares.
É importante salientar que o evento foi traduzido simultaneamente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o auxílio de uma videochamada feita com a Central de Intérpretes do Icom – a Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais. O serviço também é oferecido em todos os órgãos municipais de Balneário Camboriú; basta acessar o QR Code disponível nos setores que atendem ao público.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS