04.11.2025 - 18:42h
Conselho Tutelar de BC participa de fórum estadual sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
Encontro fez parte do processo de revisão do Plano Decenal Nacional, criado em 2016
O Conselho Tutelar de Balneário Camboriú participou, na segunda-feira (3), do Fórum Estadual para Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O encontro ocorreu no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
A mobilização faz parte de um processo nacional conduzido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O objetivo é avaliar e atualizar o Plano, criado em 2016, verificando se suas ações ainda são adequadas e quais novas medidas precisam ser implementadas pelos governos federal, estaduais e municipais.
"Foi um momento de extrema importância, onde discutimos, de acordo com a realidade atual, a construção de políticas públicas realmente efetivas visando a prevenção e proteção de crianças e adolescentes", declarou a presidente do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú, Cristiane Amorim.
O fórum estadual de Santa Catarina integra um processo democrático e participativo que já envolveu crianças, adolescentes, comunidades tradicionais e povos indígenas em diferentes etapas de mobilização pelo país.
Violência em ambiente virtual
A revisão busca fortalecer políticas públicas de prevenção, cuidado e proteção, antes, durante e após situações de violência sexual. Nesta edição, o processo incluiu também atenção à violência sexual no ambiente virtual, onde adultos têm utilizado a internet para violar direitos de crianças e adolescentes.
Dados atuais
Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho de 2025 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam um cenário alarmante de violência no país durante o ano de 2024. A publicação apontou o agravamento das violências sexuais contra crianças e adolescentes, sobretudo aquelas mais vulneráveis socioeconomicamente.
Estudo divulgado em agosto de 2025 sobre estupros contra menores de idade, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revelou que Santa Catarina aparece na quinta posição entre os estados brasileiros com mais casos - com uma proporção de 192 vítimas a cada 100 mil crianças e adolescentes.
Em anexo, sonora da presidente do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú, Cristiane Amorim.
________________________
Informações adicionais:
Conselho Tutelar
Rua 902, número Nº 566, Centro
Telefone: (47) 3267-7004
WhatsApp: (47) 9-9982-1958 e (47) 9-8883-7585
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
Imagens: Divulgação/Conselho Tutelar
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS