21.10.2025 - 17:45h
Teatro Bruno Nitz terá dois espetáculos gratuitos nesta quarta-feira
“Dona Bilica – Naquele Tempo” será apresentado às 14h, e “Desajustada”, às 20h
Dois espetáculos com entrada gratuita movimentam o Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, nesta quarta-feira (22). “Dona Bilica – Naquele Tempo” será a primeira apresentação, às 14h. Já “Desajustada” começará às 20h (confira abaixo como reservar os ingressos).
Ambos os espetáculos fazem parte do projeto “Circulando por SC – Turnê Cia Pé de Vento – Ano II” e vão contar com a atriz Vanderleia Will em cena.
Voltado para maiores de 12 anos, “Dona Bilica – Naquele Tempo” tem como protagonista a personagem que dá nome ao espetáculo, Dona Bilica. No palco, ela abre as portas de sua casa para contar, com um humor peculiar, como era viver ‘naquele tempo’. Entre rezas e cantorias, a personagem volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, infância e juventude, contando causos que ouviu nos engenhos de farinha, histórias de bruxas e assombrações. Dirigido por Renato Turnes, o espetáculo dura 1h15 e terá intérprete de Libras.
A atriz volta ao palco à noite, com “Desajustada”. Peça teatral cômica e sem palavras, “Desajustada” utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. Criado por Vanderleia, em parceria com a diretora Lily Curcio (Cia Seres de Luz Teatro de Campinas/SP) e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), o solo dura 50 minutos. A classificação indicativa é de 14 anos.
“Circulando por SC – Turnê Cia Pé de Vento – Ano II” é um projeto cultural realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina.
Sobre a artista
Vanderleia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderleia também é criadora e atua nos espetáculos: “Dona Bilica Naquele Tempo” (2014 - direção Renato Turnes), “Desajustada” (2021 - direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e “A Mulher Invisível” (2025 - direção Renato Turnes - Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024).
Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.
Agende-se
O que: espetáculo “Dona Bilica – Naquele Tempo”
Quando: quarta-feira (22), às 14h
Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com Rua 300, Centro de Balneário Camboriú)
Quanto: entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados pela plataforma on-line Sympla (www.sympla.com.br) ou na bio do perfil @pedeventoteatro, no Instagram
Classificação indicativa: 12 anos
O que: espetáculo “Desajustada”
Quando: quarta-feira (22), às 20h
Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com Rua 300, Centro de Balneário Camboriú)
Quanto: entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados pela plataforma on-line Sympla (www.sympla.com.br) ou na bio do perfil @pedeventoteatro, no Instagram
Classificação indicativa: 14 anos
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações do texto da assessoria de imprensa do projeto
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS