12.10.2025 - 21:10h
1º Festival Literário de Balneário Camboriú movimenta a cidade e atrai grande público
Evento destacou autores locais em três dias de programação gratuita
Neste fim de semana, Balneário Camboriú se transformou em um grande palco para celebrar literatura e cultura com o 1º Festival Literário, realizado entre sexta-feira (10) e domingo (12). Com programação gratuita em diversos pontos da cidade, o evento incluiu espetáculos teatrais, shows musicais, saraus de poesia, contação de histórias e lançamento de livros.
Mais de 100 pessoas estiveram diretamente envolvidas na organização do festival, entre escritores, artesãos, atores, dançarinos, músicos e artistas de diversas linguagens, incluindo 50 autores locais que tiveram a oportunidade de autografar suas obras e interagir diretamente com o público. A Fundação Cultural estima que o evento tenha atraído cerca de mil visitantes ao longo dos três dias.
Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, o 1º Festival Literário de Balneário Camboriú foi um sucesso e alcançou seu principal objetivo: fomentar a leitura e o livro.
“Tivemos programações especialmente voltadas à infância, ainda mais por ter ocorrido no Dia das Crianças, neste domingo, e também ações voltadas à valorização dos escritores locais. Contamos com best-sellers da cidade, autores que já ultrapassaram a marca de um milhão de livros vendidos, presentes nos painéis, além de debates sobre políticas públicas de literatura. Foi um evento amplo, com poesia, contação de histórias e oficinas de escrita, bem diversificado e totalmente alinhado ao propósito de incentivar a leitura, a escrita, o livro e a literatura em geral”, completou Allan.
Lirihá, escritora local e membro da Setorial de Literatura de Balneário Camboriú, afirmou que a experiência foi encantadora. “Foram três dias de muito trabalho. Trouxe meus livros e foi muito especial vivenciar a venda e a troca com as crianças. Fiz a contação de histórias e as que compraram o livro participaram, se encantaram e acabaram virando fãs”, disse.
Rodrigo Ferreira, morador de Balneário Camboriú, prestigiou o festival neste fim de semana e destacou que o evento foi espetacular e muito bem organizado, proporcionando aos escritores locais a oportunidade de mostrar seu trabalho, se desenvolver e estabelecer uma conexão com a comunidade. “Foi um espaço importante para valorizar a classe artística e a economia criativa, que gera emprego e renda no nosso município. Achei tudo nota dez, valeu muito a pena mesmo, e espero que tenha muitas outras edições pela frente”, ressaltou.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, em parceria com a Câmara Setorial de Literatura do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), o festival contou com o apoio do Sesc Balneário Camboriú.
Em anexo, sonora do diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Pedro Henrique Homrich
Fotos: Ed Jr
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS